A Operação Pipa no Piauí comandada pelo exército passou de R$ 1.1 milhão em 2011 para R$ 3.6 milhões nos meses de junho e julho deste ano, informou o Comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Tenente Coronel Silva Marques. Ele recebeu na manhã de hoje (17) os deputados João de Deus e Rejane Dias, visita que faz parte do cronograma da Comissão Especial da Seca, da Assembleia Legislativa.
Os parlamentares queriam detalhes sobre o atendimento com água às famílias vítimas da estiagem. A Operação Pipa foi detalhada aos deputados. Até o momento são 381 carros atendendo a cerca de 300 mil pessoas em 72 cidades. Silva Marques explicou ainda que cabe às Defesas Civis nos municípios indicarem locais e as famílias que precisam de abastecimento de água.
O deputado João de Deus perguntou o motivo que leva um município com maior população ter menos carros pipa em relação a outros. Ao lado do coordenador da Operação Pipa no Piauí, Major Ramos, o Comandante do 25º BC disse que tudo depende da distância para o manancial, explicando ainda que a água utilizada passa por controle de qualidade.
“O Coronel tomou como exemplo a cidade de Anísio de Abreu, onde sete pipeiros atendem a demanda. Cada um deles faz até 22 carradas/mês buscando água de um manancial a 89km de distância. Picos são dois pipeiros. No entanto, cada um chega a fazer 58 carradas/mês porque a distância do manacial é de apenas 18km”, disse João de Deus que foi à Tribuna da Assembleia Legislativa falar sobre a visita.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.