Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

10/06/2013 - 17h44

Compartilhe

10/06/2013 - 17h44

Deputado exige a aplicação da lei que proíbe o uso de jaleco fora dos hospitais no Piauí

De acordo com o parlamentar está faltando fiscalização por parte dos órgãos estaduais competentes.

 Redação

Deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT)

 Deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT)

O deputado Flávio Nogueira Júnior (PDT) afirmou nesta semana que vai buscar medidas para garantir a aplicação da chamada Lei do Jaleco, originária de um projeto de sua autoria, que proíbe o uso de vestimentas médicas fora do ambiente hospitalar no Estado do Piauí. Sancionado pelo governador Wilson Martins (PSB), em junho do ano passado, o instrumento legal não surtiu o efeito almejado pelo parlamentar, levando em consideração o número de profissionais da área de saúde que continua usando a vestimenta fora do ambiente propício, o que segundo o deputado pode causar sérios problemas de saúde à população piauiense, mais especificamente na capital, lugar onde se concentra o maior número de profissionais da área.

De acordo com o parlamentar está faltando fiscalização por parte dos órgãos estaduais competentes, para inibir o comportamento indisciplinado dos profissionais que não estão cumprindo a Lei e reconhece a omissão por parte desses órgãos. Ele afirma que vai buscar medidas para a obediência à lei, por considerar uma importante ferramenta de segurança para a saúde pública no Estado e aposta nas campanhas educativas como sendo eficazes na conscientização dos profissionais e da população em geral, sobre os riscos que o uso inadequado do jaleco pode causar à sociedade.

O deputado ressalta que a categoria é a principal culpada pelo descumprimento da lei e acrescenta que o desrespeito implica nos princípios éticos defendidos pelo Conselho Estadual dos Enfermeiros e acrescenta que “o bom senso por parte dos profissionais de saúde; como os enfermeiros, instrumentistas, auxiliares de enfermagem, biomédicos, radiologistas e acadêmicos é imprescindível para se obter uma melhor qualidade de vida da população”.

Para a enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí/ Coren/PI, Nayra Fernanda, o órgão tem atuado com medidas educativas no sentido de coibir qualquer comportamento considerado inadequado, quanto ao manuseio do jaleco e explica que, ainda na academia, os profissionais da área têm aula de microbiologia, o que os possibilita um maior conhecimento sobre o uso do equipamento de trabalho.

Lei do Jaleco proíbe o uso de vestimentas médicas fora do ambiente hospitalar no Estado do Piauí. (Foto: Gabriela Correia/iFronteira)

Redação

Comentários