Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

01/07/2013 - 08h37

Compartilhe

01/07/2013 - 08h37

Governo abre pré-inscrições para projeto de intercâmbio estudantil

Serão ofertadas 1.500 vagas a estudantes de escolas públicas do Estado para os cursos de inglês e espanhol

 Redação

Canadá: Um dos países do programa de intercâmbio	 (Foto:Divulgação)

 Canadá: Um dos países do programa de intercâmbio (Foto:Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da secretaria Estadual da Educação (Seduc), abriu as pré-inscrições para os cursos de língua inglesa e espanhola, que são pré-requisito para o ingresso no Programa de Intercâmbio Estudantil idealizado pelo governador Wilson Martins. Essa é a primeira vez na história que estudantes de escolas públicas do Estado terão oportunidade de estudar fora do país.

“Tenho convicção que o intercâmbio é um elemento transformador, porque abre os horizontes para nossos estudantes. Quando eu era mais jovem sempre quis ter uma experiência como esta. Consegui que meus filhos fizessem. E agora, como governador, quero dar essa oportunidade aos estudantes de nossas escolas públicas que nunca poderiam realizar esse sonho sem a participação do Governo”, argumenta Wilson Martins.

O Programa de Intercâmbio visa aperfeiçoar as competências da fala, audição, leitura e escrita em inglês ou espanhol entre os alunos, promovendo o desenvolvimento socioeducacional dos estudantes em um país estrangeiro, bem como o domínio de uma segunda língua. Os alunos aptos ao intercâmbio ficarão hospedados em casas de famílias acolhedoras em países que têm a língua inglesa ou espanhola como nativa, a exemplo do Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile. Os cursos terão duração de um semestre letivo e os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$600 mensais.

“Os cursos terão início no segundo semestre de 2013, e terminam no segundo semestre de 2014. Serão divididos em três módulos: Básico, Intermediário 1 e Intermediário 2 e no final, os alunos receberão certificado de conclusão nas línguas inglesa ou espanhola”, explica Ivanilde Oliveira, diretora da Unidade de Planejamento da Seduc.

O Programa de Intercâmbio Estudantil será implantado em todas as Gerências Regionais de Educação do Piauí e serão ofertadas 1.500 vagas em 60 turmas, sendo 1.000 para o curso de inglês e 500 para o curso de espanhol. Os alunos poderão fazer a pré-inscrição na escola onde estudam.

Redação

Comentários