Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Esporte

05/07/2013 - 12h26

Compartilhe

05/07/2013 - 12h26

Jogos Escolares lotam ginásio e reúnem jovens de todo Piauí

Nesta competição serão selecionados os componentes da Delegação Piauiense que participarão dos Jogos Escolares da Juventude 2013.

 Redação

JEPEPS - 2013	 (Foto:Kalberto Rodrigues)

 JEPEPS - 2013 (Foto:Kalberto Rodrigues)

“Declaro abertos os Jogos Escolares 2013”. Assim o secretário estadual de Educação, Átila Lira, deu o pontapé para a maior demonstração de euforia feita por mais de 1.200 jovens e suas delegações que lotaram o Ginásio Poliesportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi), durante a abertura da III Etapa da X Edição dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses 2013 (JEPEPs).

Estudantes de todo o Piauí marcaram presença na solenidade de abertura dos JEPEPs 2013, última etapa para escolha da delegação que representará o Estado nos Jogos Escolares da Juventude 2013 que acontecerá em Natal, a etapa de 12 a 14 anos, e em Belém, a etapa de 15 a 17 anos.

“Ao cumprimentar as delegações, quero também estender e reafirmar aos professores, diretores e todos os atletas, em nome do governador, o compromisso de nesse segundo semestre inaugurarmos 53 novas quadras poliesportivas nas escolas estaduais. Isso vai garantir mais qualidade e conforto aos nossos estudantes. E claro, fomentar novos atletas com um espaço adequado para a prática esportiva”, garantiu Átila Lira.

Para participar dos Jogos nesta seletiva, a Seduc arca com todas as despesas de translado, hospedagem e alimentação dos alunos, garantindo que os atletas se concentrem apenas nas competições. “É preocupação nossa e do Governo garantir sempre que esses jovens tenham todo o suporte necessário para que tudo ocorra da melhor forma possível”, garante Átila Lira.

Benedito Soares acompanha o neto, Vinícius Gabriel, em todas as competições, desde que o menino começou a nadar e diz com um sorriso no rosto que Vinícius "tem apenas" 450 medalhas. O atleta já foi campeão Norte-Nordeste, vice-campeão nos Jogos Escolares Brasileiros de 2012 e duas vezes vice-campeão brasileiro juvenil em 2013.

“Ele surgiu em eventos como este. Por isso a importância dos Jogos Escolares e esse apoio do Governo do Estado são fundamentais. Esses jovens precisam de incentivo, e quando vi o secretário Átila Lira anunciando a construção de mais de 50 quadras poliesportivas nas escolas, fiquei ainda mais feliz. Isso vai produzir muitos outros atletas. Isso é bom não só para os alunos, mas para o Piauí”, destaca .

Verônica Oliveira, técnica da 4ª GRE e coordenadora dos jogos da modalidade handebol garante a motivação dos alunos-atletas. “Os meninos, além de motivados, estão muito preparados. O Piauí tem um potencial muito grande de atletas, principalmente no handebol, que está se destacando com o Caic Balduíno Barbosa de Deus, com o Liceu Piauiense e várias outras equipes que irão competir nesses jogos”.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012.

A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e de lutas, que passa a fazer parte em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.

Nesta edição, a etapa de 12 a 14 anos acontecerá em Natal, de 5 a 14 de setembro e a etapa de 15 a 17 anos, em Belém, no período de 7 a 16 de novembro.

 

Redação

Comentários