Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Esporte

13/08/2013 - 22h04

Compartilhe

13/08/2013 - 22h04

Alunos de vários municípios participam de seletiva escolar em Teresina

De acordo com Márcia Araújo, presidente da Federação de Atletismo do Piauí, o evento é de grande importância para a formação de futuros atletas.

 Gustavo Almeida, do Liberdade News

(Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

 (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

Foi realizada no último final de semana em Teresina a seletiva dos Jogos Escolares da Juventude. A competição reuniu cerca de 200 atletas de vários municípios do Piauí.

Além de incentivar a prática esportiva, a disputa também testa os alunos para o Norte-Nordeste Juvenil. Modalidades do atletismo foram disputadas por alunos de várias escolas públicas do Estado.

Adelson Almeida, professor de educação física, trouxe alunos do longínquo município de Dom Inocêncio, situado a 615 km de Teresina, na região semiárida do Estado.

Alunos são premiados (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

O professor conta que as dificuldades são muitas até chegar à disputa em Teresina, no entanto tem conseguido desenvolver a prática esportiva com os alunos no município. Segundo ele, ao chegar para competir na capital seus atletas se deparam com alguns adversários que treinam em local apropriado e com calçados adequados. “A falta de apoio financeiro é a maior dificuldade”, relata.

Braz Carvalho é secretário de educação de Cabeceiras do Piauí, a 93 km de Teresina. Juntamente com um professor e o diretor da Escola Átila Lira, ele acompanhou 18 alunos do município. Orgulhoso de seus atletas, ele ressalta que os alunos começaram a treinar há apenas um mês. Todos disputam na modalidade atletismo.

Alunos recebem premiação (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

Até pais de alguns jovens da cidade acompanharam a equipe. Maria das Mercês não perdeu a chance de ver o filho Anderson, de 13 anos, competir. “ sentindo o maior orgulho”, diz ela ao vê-lo ficar em primeiro lugar nos 75m.

Disputa ocorreu na Uespi (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

De acordo com Márcia Araújo, presidente da Federação de Atletismo do Piauí, o evento é de grande importância para a formação de futuros atletas. “Todo atleta começa na escola”, destaca a presidente.

Márcia critica a espera das pessoas por apoio financeiro do governo. Para ela, primeiro é preciso lutar e se tornar vencedor para depois ter apoio. “A gente tem uma cultura esportiva de que o Estado tem que patrocinar”, lamenta. Márcia diz que o maior obstáculo para o crescimento do atletismo no Piauí é a falta de conhecimento. “O que precisa na verdade é o conhecimento técnico. As pessoas do Piauí reclamam demais e não sabem fazer a coisa. Não é a falta de dinheiro pro Piauí, é a falta de competência técnica”, finaliza.

Márcia Araújo, pres. da Federação de Atletismo do Piauí (Foto: Gustavo Almeida/Liberdade News)

As disputas da seletiva aconteceram no setor de esportes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Em julho já haviam sido realizados os Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPs 2013).

Gustavo Almeida, do Liberdade News

Comentários