Alugar um automóvel em uma padaria ou em uma loja de materiais de construção? Não parece a coisa mais comum do mundo, mas alguns políticos brasileiros fazem isso com frequência. Uma denúncia popular chegou ao Tribunal de Contas da União para que esse procedimento seja investigado.
O que uma organização não-governamental, uma loja de produtos de limpeza e uma padaria têm em comum? Será que elas podem oferecer um mesmo serviço? Para um grupo de deputados federais, parece que sim.
O Fantástico, da rede Globo de televisão, veio a Teresina (PI) e procurou por uma locadora de carros. Entre março e julho deste ano, o deputado federal Assis Carvalho, do PT, gastou R$ 50 mil na empresa Fontes Locadora de Veículos. O endereço comercial é em um prédio, mas... “Minha mãe comprou este prédio há cinco anos e há cinco anos a gente mora aqui. Aqui já funcionou uma loja de roupa, uma lan house e, agora, uma padaria e um restaurante. Uma locadora, não”, diz a dona de casa Ingrid Oliveira.
Fantástico: O senhor conhece uma empresa chamada R Fontes G de Almondes?
Deputado Assis Carvalho: R Fontes... Conheço o dono da empresa. Já esteve comigo e tenho um carro alugado por eles. Eu não fiscalizo locais de empresa.
O deputado do Piauí interrompeu a entrevista neste ponto e depois se manifestou com uma nota. Ele confirma o endereço da empresa e apresenta dois documentos de veículos alugados pela R Fontes ao gabinete. Os carros estão em nome de uma pessoa física.
"Pessoa física não aluga carro. Quem aluga carro é pessoa jurídica. Então, assim, de cara, uma pessoa física alugar um carro não é uma locadora”, afirma Paulo Gaba Jr, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis.
Assis Carvalho e mais 20 parlamentares estão sendo investigados pelo Tribunal de Contas da União, que quer saber como está sendo usada a cota para o exercício da atividade parlamentar. A locação de automóveis está na mira dos auditores.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.