Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado nessa terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Piauí cresceu nas séries finais do ensino fundamental (de 5ª a 8º série) se comparado à edição de 2009, onde teve somente 3,8. Na pesquisa atual, o estado alcançou a média 4, atingindo a meta nacional que era de 3,9, o que deu o segundo lugar no ranking entre os estados nordestinos.
Apesar dos bons resultados, o Piauí não conseguiu superar a projeção do MEC, para este ano, nas séries iniciais (até a 4ª série) e ensino médio. Para o 5º ano do ensino fundamental, o estado ficou com 4,4 e a projeção era de 4,6. Para o Ensino Médio, o estado obteve 3,2, ficando novamente abaixo do índice estimado de 3,7.
Comparado aos demais estados do Nordeste, o Piauí ficou novamente na 2ª posição em relação as séries de até 5º ano. Já em relação ao Ensino Médio, o Piauí ficou empatado em 4º lugar com Sergipe e Bahia, atingindo apenas 3,2 e perdendo apenas para Ceará (3,7), Pernambuco (3,4), Paraíba (3,3).
Sobre o Índice
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.
A nota do Ideb é medida pelo MEC a partir do desempenho do estudante em uma prova aplicada nacionalmente, e em taxas de aprovação, da frequência em sala de aula, além do índice de reprovação da instituição. Para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
A Prova Brasil avalia o desempenho de estudantes em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, de 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), e no terceiro ano do ensino médio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.