Para cada vitória, um tropeço no jogo seguinte. Assim tem sido a rotina do Flamengo no Campeonato Brasileiro. E no último domingo não foi diferente, na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro.
Após superar o Vitória na última quarta, o Rubro-negro caiu diante dos mineiros, ratificou sua irregularidade na competição e terminou o primeiro turno com sua pior marca desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por apenas 20 clubes.
Com apenas cinco vitórias, sete empates e sete derrotas, o time da Gávea somou apenas 22 pontos e está na 15ª colocação. A campanha se assemelha à de 2010, mas pode considerada a pior dos últimos oito anos por conta do saldo de gols: menos quatro em 2013, contra menos um naquela temporada.
Em todos os outros anos, o Flamengo somou 23 pontos ou mais. Em 2011, quando brigou pelo título durante boa parte do Campeonato Brasileiro, o Rubro-negro fechou a participação na primeira metade do torneio com 36 pontos.
"Me parece que não estamos bem tecnicamente. Vimos jogadores com capacidade técnica errar passes que chegam a ser surpreendentes. São de alta qualidade técnica e em momentos de relativa simplicidade estão escapando. Minha preocupação no momento é exigir qualidade, melhorar tecnicamente. Não estamos encontrando problemas táticos absurdos, mas sim técnicos", avaliou o técnico Mano Menezes.
O treinador ainda disse que um dos principais problemas nestes jogos tem sido a falta de criatividade no setor de criação. No último domingo, por exemplo, o Flamengo não criou nenhuma grande chance de gol.
"Essa falta de resultados tem incomodado muito. Mas só é possível pensar em vitória quando tivermos uma capacidade de criação. Sofremos bastante. No próprio jogo contra o Vitória [2 a 1 para o Flamengo], no meio de semana, a criação não foi do nível que precisamos", avaliou.
"Falta ainda entendimento do jogo. Às vezes, escolhemos o caminho mais difícil, seja em movimentação ou em opção de passe. Não pode ser assim. E isso acaba ficando evidente, o adversário pressiona mais, tira espaço, e não conseguimos chegar com força ao ataque", completou Mano Menezes.
Com tantos problemas e uma campanha ruim, o treinador deu mostras da pressão por um bom resultado no próximo compromisso, contra o Santos na quinta-feira, para começar bem o segundo turno. "Temos que vencer, vencer, vencer. Não há outra opção. Precisamos largar bem no returno, ao contrário do que aconteceu no início", frisou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.