O Ministério Público Federal no Piauí, por meio do procurador da república Carlos Wagner Barbosa Guimarães, abriu Inquérito Civil Público para apurar os motivos pelos quais equipes de futebol do Piauí e do Maranhão não estão incluídas no calendário de jogos da Copa do Nordeste.
O Inquérito Civil Público foi desmembrado de um Procedimento Administrativo que já havia sido instaurado informando a exclusão dos dois estados. Na edição de 2013 a competição contou com 16 clubes participantes, sendo que Bahia e Pernambuco ficaram com o maior número de vagas: três para cada. O Campinense, da Paraíba, sagrou-se campeão.
Após muitas discussões, a participação do Piauí e do Maranhão foi assegurada apenas para a edição da Copa do Nordeste de 2015. Os estados atualmente excluídos vão classificar dois clubes para a disputa da competição. No caso dos times piauienses, eles serão definidos em 2014. As vagas serão do campeão e vice-campeão estadual.
Mesmo com a garantia da participação em 2015, o MPF decidiu apurar porque os dois estados nordestinos foram excluídos até agora. A partir de 2014 o campeão da Copa do Nordeste terá vaga garantida na Copa Sul-Americana do mesmo ano.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.