As Comissões de Direito Desportivo e Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí e a Secretária de Esporte e Lazer de Teresina (SEMEL) realizaram uma vistoria, na tarde desta segunda (14), no estádio Lindolfo Monteiro, para analisar as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência física.
A vistoria teve como objetivo a produção de um relatório técnico que identifique quais os principais pontos do Estádio precisam ser adaptados para receber os torcedores que possuem mobilidade reduzida, principalmente os cadeirantes.
Durante a visita, a presidente do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Nícia Formiga declarou que o objetivo destas intervenções é poder proporcionar a integração das pessoas com deficiência em ambientes públicos. As intervenções visam incluir locais de visão bons e desobstruídos, rampas para cadeiras de rodas, instalações sanitárias especiais e serviços de apoio.
A advogada Ana Lúcia Gonçalves, representante da Comissão de Defesa de Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, explicou que a Ordem está engajada juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer e entidades que defendem a causa, para viabilizar as adaptações necessárias para garantir o acesso com segurança às pessoas com deficiência.
O presidente da Comissão de Direito Desportivo da Seccional, Gabriel Pierot, também acompanhou a problemática acerca da acessibilidade no estádio Albertão. Segundo Grabriel, a vistoria no Estádio Lindolfo Monteiro tem um caráter preventivo, para que o referido estádio passe logo pelas adaptações e não corra o risco de ser fechado sem atender as necessidades de toda a população.
Na ocasião, ficou acordado entre os presentes que o relatório será finalizado após uma próxima reunião, com data a ser definida, com a presença de cadeirantes para que os mesmos possam dar sugestões sobre as mudanças no local.
Durante a vistoria, registrou-se a presença dos advogados da Comissão de Direito Desportivo da OAB-PI, Ítalo Luiz e Emídio Carlos; das advogadas da Comissão de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-PI, Kécia Carvalho e Leandra Lustosa. Registrou-se ainda a presença do Secretário Muncipal de Esporte e Lazer, Galba Coelho; do agente fiscal do CAU-Piauí, Édmo Campos e representantes da Associação de Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.