Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

20/10/2013 - 23h02

Compartilhe

20/10/2013 - 23h02

Ar-condicionado sujo pode causar asma, rinite e bronquite

De acordo com os especialistas, quando a limpeza não é feita da forma correta, impurezas e agentes nocivos à saúde.

 Liberdadenews.com

 

Nestes meses de BR-O-BRÓ, o ar-condicionado tem sido o aparelho mais usado em casa e no trabalho para amenizar a temperatura e deixar o clima um pouco mais agradável. Porém, a falta de limpeza e o uso exagerado do aparelho podem comprometer a saúde. Doenças do aparelho respiratório podem sem agravadas ou desenvolvidas como a asma, rinite e bronquite é o que alerta os alergistas e pneumologistas.

De acordo com os especialistas, quando a limpeza não é feita da forma correta, impurezas e agentes nocivos à saúde, como fungos, bactérias e poeira, se acumulam nos dutos e no interior do ar-condicionado, sendo espalhados por todo o ambiente, prejudicando a qualidade do ar.

É necessário manter o sistema de ar-condicionado sempre limpo, porém essa prática não é comum, já que as pessoas só realizam o serviço quando o aparelho apresenta algum problema técnico e para de funcionar corretamente. É recomendado que o ar-condicionado seja higienizado com tratamentos antibacterianos a cada seis meses por uma empresa especializada e que a troca do filtro aconteça uma vez ao ano. “Somente a limpeza feita pelos moradores não é suficiente”, alerta o diretor da SuperSan em Teresina Leonardo Araújo, empresa especializada na sanitização dos ambientes, para eliminar fungos, ácaros e bactérias.

Cuidados com ar-condicionado

Não é indicado ficar exposto à ação do ar-condicionado por períodos prolongados, já que o aparelho, por retirar a umidade do ar, resseca as vias aéreas e ocasiona desconforto durante a respiração. Aplicar soro fisiológico pode ser uma alternativa para lidar com o ressecamento. Mas, o recomendado é "fugir" do aparelho pelo menos a cada duas horas para respirar sem o ar-condicionado. A orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que a temperatura em ambientes com ar-condicionado oscile, no verão, entre 23ºC e 26ºC. A faixa máxima de operação deve variar de 26,5ºC a 27ºC. Para não haver choque térmico.

Liberdadenews.com

Comentários