Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Notícias /

Política

23/10/2013 - 15h25

Compartilhe

23/10/2013 - 15h25

Justiça Federal no Piauí aceita denúncia contra ex-prefeito de Simões-PI

Segundo o Ministério Público Federal, o ex-gestor não prestou contas de recursos durante dois mandatos consecutivos.

 Rogério Holanda, do Liberdade News

Ex-prefeito  de Simões, Joaquim José de Carvalho (Foto: Chico Silva)

 Ex-prefeito de Simões, Joaquim José de Carvalho (Foto: Chico Silva)

O juiz federal da Vara Única de Picos-PI, Clécio Alves de Araújo, aceitou uma denúncia movida pelo Ministério Público Federal contra o ex-prefeito de Simões-PI, Joaquim José de Carvalho (o Valdecy do antigo PFL). Segundo o procurador da República Francisco Alexandre de Paiva Forte, o ex-gestor não prestou contas de recursos públicos repassados pelo Governo Federal durante toda sua administração no município, que foi de 2001 a 2008.

A reportagem do Liberdade News apurou que julgamentos de prestações de contas da prefeitura pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) referente ao período apontaram malversação do erário público, atraso na entrega de balancetes mensais e do balanço geral, irregularidades na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária, não enviam dos relatórios/publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal e insuficiência da receita tributária arrecadada.

 
Ex-prefeito é denunciado à Justiça Federal no Piauí por improbidade administrativa  

_________________________

 

 

Ainda segundo o TCE-PI, o ex-prefeito de Simões-PI, realizou pagamentos com cheques sem fundo, contratou empresas sem licitação e concedeu pensões de forma ilegal.

Valdecy foi eleito prefeito de Simões-PI em 2000 e reeleito em 2004. O segundo mandado foi tumultuado, em março de 2005 ele foi afastado do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí por improbidade administrativa, mas voltou a gerir os recursos públicos do município. No ano seguinte o Ministério Público do Piauí pediu novamente o imediato afastamento do prefeito pelo mesmo motivo.

 

Rogério Holanda, do Liberdade News

Comentários