Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 29 de abril de 2025
Notícias /

21/08/2012 - 09h57

Compartilhe

21/08/2012 - 09h57

Contas de energia ficarão até 7,69% mais caras no Piauí

Os reajustes anuais para as distribuidoras Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Eletrobras do Piauí começam a valer a partir do dia 28 de agosto.

 Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (20), em reunião extraordinária, reajustes tarifários para as distribuidoras de energia Cemar (Maranhão), Cepisa (Piauí) e CEB (Distrito Federal).

Os reajustes anuais para as distribuidoras Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Eletrobras do Piauí começam a valer a partir do dia 28 de agosto.

Para a Cemar, que atende a aproximadamente 1,9 milhão de unidades consumidoras, o aumento aprovado é 1% para os consumidores residenciais e 4,87% para as indústrias.

Já os consumidores residenciais da Eletrobras Piauí terão aumento de 5,63% e os industriais de 7,69%. A antiga Cepisa tem cerca de 1 milhão de unidades consumidoras.

A revisão e o reajuste são duas formas diferentes de atualizar as tarifas cobradas por uma distribuidora. A revisão é feita, em média, a cada quatro anos e tem como objetivo readequar as tarifas de acordo com ganhos de eficiência e produtividade das distribuidoras no período. O reajuste anual tem outra metodologia de cálculo e leva em conta a inflação e a variação de custos que a empresa teve.

A diretoria da Aneel aprovou ainda a terceira revisão tarifária da CEB. O aumento para os cerca de 882 mil clientes da distribuidora será de, em média, 1,54%, e começa a valer em 26 de agosto.
O reajuste, porém, pode ser alterado em 2013 já que foi verificado erro na base de ativos apresentada pela empresa, que serve para cálculo de reajustes.

De acordo com o relator do processo, Romeu Pepitone, a empresa “teve dificuldade” de apresentar aos fiscais da Aneel, em campo, alguns ativos listados em relatório. Ele atribui o problema a falta de organização da CEB e descartou má-fé.

Agência Brasil

Comentários