Após sugestão do Grupo Matizes, o deputado estadual Fábio Novo irá apresentar, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que proíbe a discriminação contra pessoas vivendo com HIV-Aids. Em reunião nesta quinta-feira (24), a coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, entregou ao parlamentar projetos de outros sete estados brasileiros que já possuem legislação específica coibindo esse tipo de discriminação.
Segundo Marinalva, é importante que o Piauí elabore leis que impeçam atitudes discriminatórias e resguarde os direitos individuais de cada cidadão. “O edital do concurso da Polícia Militar do Piauí diz que o candidato deve apresentar teste de sorologia para HIV. Isso é completamente ilegal e inconstitucional. O Piauí tem se colocado na vanguarda de muitas ações em defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT) e este é o momento de reafirmamos essa posição”, diz a coordenadora do Matizes.
No início desta semana, o Ministério Público Estadual considerou os argumentos do Grupo Matizes e expediu recomendação ao Governo do Estado a fim de retirar a exigência do teste de HIV do edital do concurso da PM-PI.
Exigência da realização compulsória do teste de HIV viola o direito à intimidade". | |||
Para o deputado estadual Fábio Novo, a exigência da realização compulsória do teste de HIV viola o direito à intimidade, previsto no artigo 5º, inciso X da Constituição Federal. “Este ano aprovamos lei de nossa autoria que modificou a Constituição Estadual e proíbe qualquer tipo de discriminação. Nossa intenção é apresentar o projeto na Alepi já na próxima semana e aprová-lo até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids”, finaliza.
Coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, discutiu o assunto com o deputado Fábio Novo (PT)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.