Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Notícias /

Política

24/10/2013 - 21h23

Compartilhe

24/10/2013 - 21h23

Projeto de lei vai combater discriminação de pessoas com Aids no Piauí

Coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, entregou ao parlamentar projetos de outros sete estados brasileiros que já possuem legislação específica.

 Do Liberdade News

Deputado estadual Fábio Novo (PT) - Foto: Rogério Holanda/Liberdade News

 Deputado estadual Fábio Novo (PT) - Foto: Rogério Holanda/Liberdade News

Após sugestão do Grupo Matizes, o deputado estadual Fábio Novo irá apresentar, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que proíbe a discriminação contra pessoas vivendo com HIV-Aids. Em reunião nesta quinta-feira (24), a coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, entregou ao parlamentar projetos de outros sete estados brasileiros que já possuem legislação específica coibindo esse tipo de discriminação.

Segundo Marinalva, é importante que o Piauí elabore leis que impeçam atitudes discriminatórias e resguarde os direitos individuais de cada cidadão. “O edital do concurso da Polícia Militar do Piauí diz que o candidato deve apresentar teste de sorologia para HIV. Isso é completamente ilegal e inconstitucional. O Piauí tem se colocado na vanguarda de muitas ações em defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT) e este é o momento de reafirmamos essa posição”, diz a coordenadora do Matizes.

No início desta semana, o Ministério Público Estadual considerou os argumentos do Grupo Matizes e expediu recomendação ao Governo do Estado a fim de retirar a exigência do teste de HIV do edital do concurso da PM-PI.

     
  Exigência da realização compulsória do teste de HIV viola o direito à intimidade".    
       

Para o deputado estadual Fábio Novo, a exigência da realização compulsória do teste de HIV viola o direito à intimidade, previsto no artigo 5º, inciso X da Constituição Federal. “Este ano aprovamos lei de nossa autoria que modificou a Constituição Estadual e proíbe qualquer tipo de discriminação. Nossa intenção é apresentar o projeto na Alepi já na próxima semana e aprová-lo até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids”, finaliza.

Coordenadora do Matizes, Marinalva Santana, discutiu o assunto com o deputado Fábio Novo (PT)


 

Do Liberdade News

Comentários