Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

25/10/2013 - 17h22

Compartilhe

25/10/2013 - 17h22

Livro e filme vão contar a história do Cabeça de Cuia

Uma feijoada no dia 16 de novembro, na Casa da Cultura, marcará o lançamento do livro “Cabeça de Cuia- A Lenda”, de Carlos de Holanda.

 Do Liberdade News

 

Uma das lendas mais conhecidas de Teresina serviu de inspiração para um ousado projeto de artistas piauienses. Uma feijoada no dia 16 de novembro, na Casa da Cultura, marcará o lançamento do livro “Cabeça de Cuia- A Lenda”, de Carlos de Holanda. Na mesma ocasião será lançado o filme sobre a história.

Tanto o livro como o filme contam a história do Cabeça de Cuia, a saga de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba e que certo dia se revoltou, e no meio da discussão com sua mãe, atirou um osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a. Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando no rio e com a cabeça enorme no formato de uma cuia, que vagaria dia e noite e só se libertaria da maldição após devorar sete virgens, de nome Maria.

Com a maldição, Crispim enlouquecera, numa mistura de medo e ódio, e correu ao rio Parnaíba, onde se afogou. Seu corpo nunca foi encontrado e, até hoje, as pessoas mais antigas proíbem suas filhas virgens de nome Maria de lavarem roupa ou se banharem nas épocas de cheia do rio. Alguns moradores da região afirmam que o Cabeça de Cuia, além de procurar as virgens, assassina os banhistas do rio e tenta virar embarcações que passam pelo rio.

A obra de Carlos de Holanda conta a história de uma maneira criativa e diferente. O conteúdo é um tripé, com duas narrativas, uma folclórica e outra ufológica. O terceiro ponto é um documento cinematográfico mostrando os pontos e atrativos turísticos, culturais e históricos da capital. O livro contém fotos e ilustrações do próprio autor. “Acho que esta é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de mostrar e vender Teresina para o mundo, pois vão circular também vídeos em redes sociais com o elenco, com a capital e com a história sendo contada”, explica Holanda.

O filme, que ainda está em fase de produção, promete uma estrutura audaciosa. São 46 atores em cena, além dos mais de 70 figurantes. Os protagonistas são: Francisco Neto (Crispim), Maria Aparecida (Mãe de Crispim), Messyas Rhennyk (Venturine, contador de lorotas), Alline Vieira (Teresa Maria), Shismael (Ricardo Castro), Kelly Duarte (Solange) e Madalena Souza (Mariana). O filme tem a Direção de Fotografia de Cândido Neto, Direção de Cena de Marcelo Rego, Direção de Arte de Neide Holanda e roteiro de Carlos de Holanda.

No filme, Solange, Luana, e Mariana são estudantes de história de Goiás. As três decidem que nas férias querem conhecer um pouco da história, cultura, turismo, lendas e folclore de Teresina, principalmente a lenda do cabeça de cuia. Além de aproveitar a viagem para conhecer novos horizontes da cultura, elas também aproveitam os pontos e atrativos turísticos do lugar. As filmagens devem começar em dezembro e a previsão é de duração de quatro meses.

A iniciativa de Carlos de Holanda tem o apoio da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O lançamento das obras vai contar ainda com um show do grupo regional Três Contigo.

Do Liberdade News

Comentários