O prefeito de Barreiras do Piauí, a 760 km de Teresina, Divino Alano Barreira Seraine, Dr. Alano (PMDB) e o vice-prefeito Manoel Aroldo Barreira Filho, Aroldin (PT), terão mandatos julgados nesta terça-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Eles respondem a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), acusados de comprar votos nas eleições municipais de 2012.
Os gestores foram cassados pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral do Piauí, Carlos Marcello Sales Campos, no dia 09 de julho deste ano. Na decisão, o magistrado determinou a realização de novas eleições no município. Divino Alano recorreu da sentença ao TRE-PI e permanece no cargo sob força de uma liminar até o julgamento da corte.
A ação que resultou na cassação do prefeito em 1ª instância foi movida pelo candidato a prefeito derrotado nas eleições 2012 Laudiney Barreira Soares (PTB) e pelo candidato a vice-prefeito Adão Laurindo dos Santos (PP).
Justiça eleitoral cassa dois prefeitos no Piauí | |
__________________________ | |
Prefeitos cassados conseguem liminar e voltam ao cargo
|
|
Se o TRE-PI manter integralmente a decisão do juiz Carlos Marcello Sales Campos, o prefeito e o vice serão afastados e o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura enquanto a Justiça Eleitoral realiza outra eleição. Independentemente da decisão que for tomada nesta terça-feira, quais quer uma das partes podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.