O Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), através do procurador Francisco Alexandre de Paiva Forte, determinou a abertura de um Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo ex-prefeito de Massapê do Piauí, Francisco de Sousa Coutinho, o Sousinha (PSB). A portaria de abertura do inquérito foi assinada no último dia 19.
O MPF decidiu instaurar a investigação após o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) apontar transferências irregulares em contas destinadas especificamente para movimentação de recursos federais. O procurador também levou em conta um ofício do TCE referente ao bloqueio das contas da prefeitura de Massapê do Piauí, relatando possíveis irregularidades no âmbito do FUNDEB e da Secretaria Municipal da Saúde, no exercício financeiro de 2012.
Um ofício será enviado ao ex-prefeito para que ele, caso queira, apresente defesa escrita no prazo de 10 dias. Segundo o MPF, os documentos encaminhados pelo TCE constituem indícios de delito e por isso será extraída uma cópia integral para ser requisitada a instauração de um inquérito policial na Superintendência da Polícia Federal em Teresina.
Prefeito entre 2009 e 2012, Sousinha disputou as eleições municipais ano passado e não conseguiu ser reeleito. Ele foi derrotado com mais de 800 votos de maioria. Massapê do Piauí fica 364 km ao sul de Teresina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.