Faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições 2012, as candidaturas do PT não decolaram na maioria das capitais do País. Das 17 onde tem candidatura própria, o partido só é líder, por enquanto, em Recife e Goiânia, e mostra-se competitivo em Belo Horizonte, Rio Branco e Salvador, onde está na segunda colocação nas pesquisas eleitorais.
Nas demais capitais, os petistas aparecem como coadjuvantes, na terceira, quarta ou até quinta posições.
Em Teresina, onde o partido indicou o nome de Wellington Dias, ex-governador por dois mandatos consecutivos e atual senador da república, a campanha não atende as expectativas. O petista aparece em terceiro lugar nas pesquisas, empatado tecnicamente com o apresentador de TV Beto Rego (PSB). Segundo pesquisa do Instituto Captavox, divulgada nesta segunda-feira (27), Dias tem apenas 14, 60 das intenções de votos, o número representa uma queda, pois na última sondagem do Instituto ele aparecia com 20,90%.
Dessa forma, o partido poderá encolher nas capitais do País após os resultados nas urnas. O número de candidatos petistas em capitais em 2012 já é inferior a 2008, quando o partido lançou 19 postulantes.
Atualmente, o partido controla seis prefeituras de capitais: Fortaleza, Palmas, Porto Velho, Recife, Vitória e Rio Branco.
Com o Diário do Nordeste
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.