O deputado Gustavo Neiva (PSB), afirmou durante discurso nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Piauí, que o novo projeto para a conclusão do Porto de Luís Correia existe e aguarda o recurso do Governo Federal na Secretaria Especial de Portos em Brasília. Conclusão que o socialista teve a partir de uma visita realizada à Secretaria Estadual de Transporte (Setrans), que é comandada por Avelino Neiva, pai do parlamentar, responsável pela execução da obra no Estado do Piauí.
Lamentando pela paralisação da obra há mais dois anos e sem previsão para ser concluída, o parlamentar foi enfático ao frisar a rescisão contratual requerida pelo Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, por conta de possíveis superfaturamentos e irregularidades licitatórias na execução do empreendimento, resultando, lembra o deputado, do atraso do Porto.
Petista culpa Wilson Martins por inércia do Porto de Luís Correia-PI | |
Ainda de acordo com o Neiva, a obra receberá investimento do governo federal, por meio do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento), motivo pelo qual se mostrou otimista com a conclusão da obra que há décadas aguarda conclusão. “As rescisões contratuais feitas pelo governo estadual foram resultado das inúmeras falhas encontradas na construção do Porto, considerando que no segundo convênio equivalente a R$ 200 milhões, apenas quatro milhões chegaram ao Piauí, em razão de cancelamento contratual realizado em maio de 2011”, explica.
O deputado Cicero Magalhães (PT) defendeu que se houve irregularidades no governo petista, época em que Wellington Dias foi governador do Piauí deve se punir os culpados envolvidos em possíveis atos, mas rebate que “se a obra não anda é por inércia do governo de Wilson Martins”.
Para o deputado Marden Menezes (PSDB), a presidente Dilma Rousseff (PT) se mostrou mais sensível à construção do Porto de Cuba, com um valor estimado em mais de R$ 682 milhões de dólares financiado pelo Governo Federal do que atender os interesses do Piauí, que há 12 anos insiste na construção de um porto, motivo de tanta insatisfação do governo estadual no processo de construção do empreendimento.
O projeto de conclusão
O novo projeto idealizado pela Setrans dá uma dimensão diferente do antigo que rapidamente se tornaria obsoleto. Agora o porto de Luís Correia terá um maior calado (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação), o cais será ampliado e a área retroprotuária mais distribuída.
O Porto de Luís Correia está numa lista de 14 equipamentos portuários marítimos que têm recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para obras de dragagem, de aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso. A obra garantirá o escoamento da produção dos cerrados piauienses, da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), de Parnaíba e dos Tabuleiros Litorâneos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.