De olho na participação dos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu lançar campanha em rádio e televisão, voltada para eles, nas próximas eleições. Com a intenção de lembrar a esses eleitores da importância do voto consciente, o tribunal vai utilizar também as redes sociais para tentar atingí-los.
Uma das estratégias será adaptar a hashtag #vemprarua para #vempraurna, como forma de conclamar os eleitores jovens nas redes sociais. A inspiração surgiu das manifestações de junho de 2013, quando a expressão foi usada nas páginas que convocaram os protestos e nos cartazes levantados pelos manifestantes. Segundo informações da assessoria do tribunal, a campanha tem o objetivo de mostrar aos eleitores que é possível promover as mudanças na vida política do país, por meio do voto consciente.
Em discurso de posse, quando assumiu a presidência do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello já tinha ressaltado que o voto é a forma mais eficaz de mudar a realidade política do Brasil, diferentemente dos protestos violentos. “A vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas, e não incendiada nas lixeiras das ruas”, disse o ministro à época.
A campanha também alertará o cidadão que o dia 7 de maio será a data-limite para tirar o título de eleitor com validade para as eleições deste ano. Prazo também para a mudança de domicílio eleitoral e para as pessoas com deficiência física solicitarem mudança de zona de votação para locais que tenham acessibilidade.
Os eleitores também devem ficar atentos ao encerramento dos prazos para o recadastramento biométrico, em alguns estados. No Acre, por exemplo, o último dia para o recadastramento é neste sábado (1º). Outros estados têm datas diversas para fim do prazo, ao longo de março, mas o prazo limite será o dia 31 deste mês. Os municípios e as datas para o recadastramento podem ser conferidos no site do TSE.
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