Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

07/04/2014 - 10h03

Compartilhe

07/04/2014 - 10h03

Evento na UFPI vai discutir a conservação do Delta do Parnaíba

Evento visa analisar e debater as atividades presentes nas Unidades de Conservação e tem como temática "Territórios e Comunidades".

 Do Liberdade News

 

 O curso de Turismo da UFPI realiza entre os dias 14 e 16 de maio o IV Congresso Nacional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (CORUC), sob orientação da professora Msc Simone Cristina Putrick em parceria com a Mega Turismo e Eventos. O Congresso visa analisar e debater as atividades presentes nas Unidades de Conservação e tem como temática "Territórios e Comunidades".

Os objetivos do evento são: abordar e fortalecer o planejamento e a gestão territorial das Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais, aliado a praticas turísticas para o desenvolvimento; fortalecer e consolidar a rede de articulação entre comunidades pesqueiras e o município, que proporcione e melhore as trocas de informações, as condições e a qualidade de trabalhos das famílias envolvidas através da pesca artesanal nas redes de empreendimentos solidários.

A edição 2014 do CORUC é voltado para profissionais, técnicos, cientistas, estudantes, pessoas ligadas a órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos, centros de estudos, universidades, empresas públicas e privadas e as mais diversas áreas interessadas. São esperados mais de 500 participantes, meta já alcançada no III CORUC, realizado no ano de 2013.

Em sua quarta edição, o evento abrange diversos estados do nordeste, dentre os quais se destacam Piauí, Ceará e Maranhão, que juntos englobam três unidades de conservação, a saber: APA Delta do Parnaíba (PI), Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e Parque Nacional de Ubajara (CE).

Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal

 Durante o IV Coruc ocorre também o "Seminário Redes Solidárias na Pesca Artesanal", que contará com a participação de todos os Campus da UFPI. O propósito é debater aspectos relacionados à pesca artesanal em suas múltiplas dimensões, com foco nas redes de articulação solidárias.

O Seminário é voltado a pescadores artesanais, aquicultores familiares, educadores populares, técnicos ligados a trabalhos com pesca e aquicultura familiar, representantes de entidades de apoio técnico governamentais e não governamentais, estudantes e professores universitários, representantes do poder público das três esferas, entre outros.

Do Liberdade News

Comentários