O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) reprovou as contas do ex-prefeito do município de Sebastião Barros, Geraldo Eustáquio Machado, o Geraldo Mineiro. A reprovação é referente ao exercício de 2011. O acórdão foi publicado nesta segunda-feira (19).
Por unanimidade, os conselheiros acolheram parcialmente a manifestação do Ministério Público de Contas e decidiram pela reprovação. Entre as irregularidades detectadas está o envio de balancetes mensais com atraso e falhas formais em processos licitatórios.
Os conselheiros verificaram irregularidades em licitações relativas às despesas na aquisição de veículos e até em serviços contratados para realização de vaquejada. O Tribunal também encontrou despesas com serviços de coleta de lixo domiciliar e hospitalar, bem como de remoção de entulhos, realizadas através de contratação direta, sem concurso público.
A primeira Câmara do TCE também decidiu, de maneira unânime, pela aplicação de multa ao ex-gestor. Geraldo Eustáquio foi multado em 2.000 UFR-PI, o que corresponde a R$ 4.800. Também foram multados os secretários municipais da saúde, da educação e da assistência social da gestão do então prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores de Sebastião Barros no exercício 2011, Antônio Joaquim Lustosa da Silva, também teve as contas reprovadas e foi penalizado com a aplicação de multa. Sebastião Barros fica na região sul do Piauí, a 840 km de Teresina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.