Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 29 de abril de 2025
Notícias /

15/09/2012 - 13h47

Compartilhe

15/09/2012 - 13h47

Alunos da rede estadual representam o Piauí no Parlamento Jovem Brasileiro

I Encontro Regional do Parlamento Jovem Brasileiro acontece em Recife, dos dias 14 a 16 de setembro de 2012.

 Redação

 

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já selecionou os trabalhos que serão apresentados este ano, no I Encontro Regional do Parlamento Jovem Brasileiro. Os projetos foram enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às secretarias de educação dos estados. Dentre eles os estudantes piauienses Ivonete Carvalho (U.E. Nossa Senhora da Paz) e Rafael Lopes (Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - CEMTI João Henrique de Almeida Sousa) foram selecionados para representar o Estado no Parlamento.

I Encontro Regional do Parlamento Jovem Brasileiro, acontece no Estado de Pernambuco, dos dias 14 a 16 de setembro de 2012. Ivonete e Rafael viajam na tarde desta sexta (14), às 16h.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Ivonete Carvalho fala da expectativa de participar do encontro. "Estou com uma boa expectativa, é muito gratificante poder representar o meu Estado e a minha escola. Estou preparada para apresentar e defender bem o meu projeto" declara Ivonete.

O estudante Rafael Lopes, se mostra otimista quanto a sua participação no evento. "O meu projeto visa a melhoria dos fins do meio de coleta e distribuição do lixo ou resíduo eletrônico. Estou confiante que irei desempenhar bem o meu papel, vai dar tudo certo", afirma.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)
Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos dispondo sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.

Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o país participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Redação

Comentários