O Prefeito Firmino Filho assina hoje (13), às 13 h, o Decreto N° 14.173, que estabelece o tombamento dos dobres dos sinos da Igreja de São Benedito, como patrimônio imaterial, para fins de preservação histórica e cultural. A assinatura do decreto será na própria Igreja, na Praça da Liberdade, no dia em que se comemora os 140 anos de lançamento da pedra fundamental daquele templo.
Enquanto a maioria das igrejas de Teresina substituiu o som original dos sinos por som mecânico, reproduzido em cds, a Igreja de São Benedito mantém-se firme em sua tradição de fazer os sinos dobrarem diariamente, no horário do meio dia e das 18h. Eles dobram ainda em dias especiais, em homenagem a São Benedito e Santo Antônio, cuja data é celebrada hoje, e também para o chamamento dos fiéis para as novenas.
A iniciativa desta proposta partiu do acadêmico Zózimo Tavares, da Academia Piauiense de Letras, e do advogado Romildo Mafra, levando em conta que os sinos possuem relevante valor cultural, tanto no seu aspecto material como no seu caráter imaterial, por meio dos seus dobres.
A Igreja de São Benedito foi o terceiro templo católico construído em Teresina. Em 1874, no local onde hoje está localizada a Igreja, à época chamado de Alto da Jurubeba, havia uma pirâmide de pedras soltas, encimadas por uma cruz, lugar de devoção para as pessoas mais humildes da cidade. Os negros católicos criaram uma irmandade e tiveram a ideia de construir um templo para o seu padroeiro, São Benedito.
O arquiteto foi o Frei Serafim de Catânia, um italiano missionário da Ordem dos frades Capuchinhos. A igreja foi construída em regime de mutirão e todo o material de construção empregado na edificação foi, a princípio, doado pelo governo da época e, também, pela comunidade que ajudou a transportá-lo para o canteiro de obras.
As portas externas da Igreja de São Benedito, construídas em madeira de jacarandá e cedro, foram esculpidas pelo artista piauiense Sebastião Mendes e são tombadas pelo patrimônio histórico e artístico nacional.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.