O secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes, assinou termo para recebimento de equipamento para teste rápido de tuberculose que será doado pelo Ministério de Saúde. O equipamento vai funcionar como analisador e extrator de material genético para detecção da bactéria causadora da doença.
“Teresina é uma das capitais contempladas com esse equipamento que só trará benefícios no que se refere ao combate à Tuberculose. O equipamento tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em duas horas”, destaca o secretário Noé Fortes.
Para Carlos Gilvan, coordenador Municipal de Tuberculose, o aparelho poderá aumentar a precisão do diagnóstico da doença. “O teste do aparelho que será implantado, visa o diagnóstico das formas pulmonares em pacientes que estão com tosse há mais de 3 semanas. Vai oferecer um diagnóstico mais rápido e mais apurado, além de detectar resistência à medicação rifampicina, uma das mais importantes do tratamento”, afirma.
O equipamento será doado pelo MS, ainda sem prazo de entrega, juntamente com computador, monitor e uma série de outros instrumentos. Além de oferecer a capacitação do pessoal que ficará responsável pelo manuseio.
Só em Teresina, foram registrados 305 casos de Tuberculose em 2012, 343 em 2013 e 131 casos até junho desse ano.
Teresina já registrou 131 casos de Tuberculose em 2014
Capital receberá equipamento para teste rápido de Tuberculose. O equipamento tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em duas horas.
Do Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.