Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

20/06/2014 - 08h43

Compartilhe

20/06/2014 - 08h43

Moradores reclamam de falta de água e energia em comunidade rural de Teresina

Pelo menos 130 famílias estão sofrendo com a falta de serviços básicos na comunidade Mata Velha, zona rural da capital.

 Do Liberdade News

Vereador Samuel Silveira (PMDB), à esquerda, vitando a comunidade

 Vereador Samuel Silveira (PMDB), à esquerda, vitando a comunidade

O vereador Samuel Silveira (PMDB) visitou, nesta quinta-feira (19), o povoado Mata Velha, zona rural da capital, e intermediou negociações entre lideranças comunitárias e representantes da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR). As 130 famílias da comunidade reivindicam a solução de problemas com o abastecimento de água e energia elétrica.

De acordo com o parlamentar, o encontro foi marcado após receber o apelo da comunidade que passa por sérias dificuldades com a falta de água. “Como parlamentar, não tenho o poder de executar imediatamente, mas posso cobrar, fiscalizar e intermediar. E é por isso que convoquei esta reunião, para que possamos unir forças. Água é o mínimo que se precisa para viver. E todas estas famílias vivem com a falta do básico. Não podemos deixar que esta situação continue”, destacou Samuel.

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade Mata Velha, Francisco, conhecido como Regata, esclarece que a população da região vem sofrendo há tempos com a falta de água. Ele explica que, em 2010, um poço foi construído pela Prefeitura, mas problemas na rede elétrica do povoado impossibilitam seu funcionamento. E acrescenta que, mesmo com seu total funcionamento, devido sua baixa localização, ele não seria o suficiente para abastecer todas as famílias.

“Água é vida e, por isso, temos lutado por uma solução. Queremos que seja feito outro poço com localização mais acima e que providenciem um transformador para que o poço já construído comece a funcionar. Já fomos até a Eletrobrás, enviamos vários ofícios e de nada adiantou”, desabafa o presidente da associação.

O superintendente de desenvolvimento Rural, Paulo Lopes, explica que houve tentativa, por parte da Prefeitura, de providenciar um transformador para a região, mas a Eletrobras argumentou que o problema incide na fonte de energia do povoado que deve ser substituída.

“Toda a dificuldade foi passada para a Eletrobras que se comprometeu em rever a situação, mas até agora não obtivemos resposta. Mas faremos o que for possível pela comunidade. Resolvido o problema da rede elétrica, iremos assumir a resolução do abastecimento de água”, salienta o superintendente.

O vereador Samuel se comprometeu de, juntamente com líderes comunitários do povoado Mata Velha, o superintendente executivo da SDR, Francisco Duarte e o gerente de Recursos Hídricos, Horácio Cogo, se reunirem com representantes da Eletrobras para viabilizarem uma solução imediata para o problema com o transformador a fim de restabelecer o fornecimento de água da região. A reunião será na próxima quinta-feira (26), às 10h30, na sede da Eletrobras.

Do Liberdade News

Comentários