Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

18/09/2012 - 09h26

Compartilhe

18/09/2012 - 09h26

Sem recursos, Escola Aberta suspende as atividades em Teresina

Projeto atende 70 crianças em situação de vulnerabilidade social.

 O Dia

 

Um dos projetos sociais mais reconhecidos pela sociedade piauiense está com seu funcionamento comprometido. Por falta de recursos financeiros, que deveriam ser repassados pela Prefeitura de Teresina, o projeto Escola Aberta suspendeu, a partir desta segunda-feira, dia 17, suas atividades por tempo indeterminado.

Segundo a coordenadora administrativa da Escola, professora Verônica Leal, o repasse de recursos para manter a entidade vem sofrendo atrasos há quatro meses. Os de agosto, por exemplo, que deveriam ser pagos até o quinto dia útil do mês de setembro, até agora, não foram depositados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), parceira do projeto.

"De quinta-feira [dia 13] pra cá, a escola funcionou porque um educador emprestou o dinheiro pra comprar os créditos de vale transporte dos meninos. Mas chaga a um ponto que não tem mais de onde tirar", lamenta a coordenadora ao mencionar a situação de ter que mandar as 70 crianças atendidas pelo projeto para suas casas, sem previsão de retorno: "Corta o coração da gente. Eu só faço isso quando não tenho mais de onde tirar [recursos]".

A professora disse que na manhã de hoje, tentou, mais uma vez, contato com a Semtcas; no entanto, obteve a mesma resposta: falta de recursos. "Como é que não tem dinheiro se isso é um convênio renovado todo mês de janeiro e tem uma dotação orçamentária específica pra isso?" questiona a coordenadora.

 

Por meio de sua assessoria de imprensa, a secretária Iraneide Viana, gestora da Semtcas, explica "que por conta de procedimentos de remanejamento de dotação orçamentária, houve atraso no pagamento do mês de agosto, que é pago no mês de setembro, mas que até o final da semana a situação vai ficar regularizada".

"A secretária frisa ainda que a Escola Aberta não é unidade da Prefeitura de Teresina, funcionada de parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA) e recebe apenas contrapartida financeira da SEMTCAS, não sendo esta a única fonte de recursos da instituição", finaliza a nota.

A Escola Aberta, localizada próxo à Praça do Fripisa, Centro de Teresina, existe há 16 anos como resultado de uma parceria entre ASA em parceria com a Prefeitura de Teresina, que contribui mensalmente com R$ 37 mil para o funcionamento do projeto. O dinheiro é destinado ao pagamento dos salários dos educadores, manutenção da estrutura da escola, alimentação e passe de ônibus para os alunos, e para a bolsa de R$ 50/mensal destinada a cada jovem atendido.

O projeto atende crianças e adolescentes, do sexo masculino, de 7 a 17 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social e funciona como complemento do ensino regular. Em um turno, assistem aulas em suas escolas de origem e no outro são atendidos pelo projeto, onde têm aulas de reforço escolar, oficinas de música, teatro e judô, além de atendimento psicológico.

O Dia

Comentários