Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

10/09/2014 - 16h55

Compartilhe

10/09/2014 - 16h55

HGV fará transplante de fígado a partir de 2015, diz governo

Secretário de Saúde Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar a população da importância de doar órgãos.

 Do Liberdade News

Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar da importância de doar órgãos

 Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar da importância de doar órgãos

O secretário de estado da saúde, Mirócles Veras, anunciou nesta quarta-feira (10), durante visita ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), que o maior hospital público do Piauí vai realizar transplante de fígado no prazo de seis meses. O gestor se reuniu com a diretora do HGV, Clara Leal, e a equipe do hospital para definir o cronograma de implantação de mais esse serviço de alta complexidade.

 

“É sempre bem-vindo um novo serviço de alta complexidade no HGV. Dentro de seis meses estaremos não só captando, mas também implantando fígado no Piauí. Enquanto isso, vamos fortalecendo o que já é forte no HGV, a captação”, disse o secretário.

 

Para isso, Mirócles Veras autorizou uma campanha publicitária para conscientizar a população da importância de doar órgãos.  “Temos uma Organização de Procura de Órgãos e Tecidos, a nossa OPO, que funciona muito bem, mas as doações ainda são pequenas” afirmou o secretário.

 

Segundo o coordenador de captação de órgãos do HGV, Wellington Figueredo, a realização do transplante no hospital beneficia diretamente os pacientes do Piauí, já que, hoje, os órgãos captados são enviados para outros estados. “De dois anos para cá fizemos 35 captações de múltiplos órgãos, sendo que 20 foram de fígado. 70% desses órgãos foram enviados para o Ceará, o maior transplantador de fígado do país”, afirma o coordenador. 

Do Liberdade News

Comentários