Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

25/05/2015 - 07h01

Compartilhe

25/05/2015 - 07h01

Professores da UFPI podem entrar em greve nesta semana

Uma assembleia geral será realizada na quinta-feira (28) na ADUFPI.

 Acesse Piauí

 

Uma assembleia geral na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) vai decidir, na quinta-feira (28), às 16h, se os professores da instituição vão aderir à greve nacional da categoria.

 

Caso os docentes decidam entrar em greve, movimento previsto para acontecer em todo o país a partir do dia 28, as atividades na UFPI serão paralisadas, pois os técnicos administrativos já confirmaram que vão cruzar os braços a partir da quinta-feira desta semana.

 

Na mesma data, os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) também deixarão de frequentar as salas de aula por tempo indeterminado.

 

Reivindicações
 

Os trabalhadores da educação lutam pela defesa do caráter público da universidade; condições de trabalho; garantia da autonomia; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados. Os docentes também lutam contra a contratação via Organizações Sociais e a terceirização no serviço público. 
 

Governo não dá esperanças imediatas ao movimento

 

Na última sexta-feira (22) o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior  (ANDES-SN) participou de uma reunião com o Ministério da Educação (MEC), na qual foi debatida a pauta de reivindicações dos docentes federais.

 

Durante o encontro, o MEC afirmou que o acordo firmado em 23 de abril de 2014 sobre os conceitos da carreira não é válido. Também disse que o corte na educação deve ser de R$9 bilhões, e que não se sabe ainda o impacto sobre as universidades e institutos federais.

Acesse Piauí

Comentários