Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Política

14/06/2015 - 16h48

Compartilhe

14/06/2015 - 16h48

Mulheres lutam por aumento da presença feminina na política

Objetiva é incluir na reforma política a reserva de 30% das cadeiras nas casas Legislativas para o sexo feminino.

 Acesse Piauí

Senadora Regina Sousa (PT/PI)

 Senadora Regina Sousa (PT/PI)

A senadora Regina Sousa (PT) e a deputada federal Iracema Portela (PP) estão organizando no Piauí o lançamento da campanha Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil Precisa, nesta segunda-feira (15), às 8h, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa. O evento tem o apoio da procuradoria Especial da Mulher no Senado, Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputado, governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil e Fundação Milton Campos.  E objetiva é incluir na reforma política a reserva de 30% das cadeiras nas casas Legislativas para o sexo feminino.

 

A senadora Regina Sousa lembra que as mulheres brasileiras constituem a maior parte da população, maioria no eleitorado, participam com mais de 40% da produção nacional, mas ainda é pequena a presença feminina nas Casas Legislativas. No Senado são apenas 13 parlamentares e na Câmara dos Deputados, 51. Nas Assembleias Legislativas a presença feminina é de apenas 11% e nas Câmaras Municipais, 13,3%. Além disso, dentre os 28 partidos com representantes na Câmara Federal, somente 11 têm bancada feminina.

 

“Cota é instrumento de promoção de igualdade onde há desigualdade”, diz a senadora Regina Sousa que entre 188 países, o Brasil ocupa a 124ª ordem decrescente de participação feminina no Poder Legislativo. E dentre os 20 da América Latina, o Brasil só ganha do Haiti. Por isso a senadora explica que a meta é a equidade, mas a proposta para a próxima eleição é 30% das vagas em disputa no Poder Legislativo dos três níveis federativos sejam destinadas a gênero diferente, avançando cinco pontos a cada eleição até chegar aos 50%.

 

No Piauí, foram convidadas autoridades e representantes de entidades que lutam pelos direitos da mulher. Estão confirmadas a vinda de caravanas de vários municípios para o lançamento da campanha que já foi realizada em Estados como São Paulo, Amazonas, Acre e Rio Grande do Sul. A procuradora especial da mulher no Senadora, senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) chegará no domingo ao meio dia. O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho irão participar da abertura do evento.

Acesse Piauí

Comentários