Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 29 de abril de 2025
Notícias /

25/09/2012 - 17h54

Compartilhe

25/09/2012 - 17h54

Eleição para reitor da UFPI acontece nesta quarta-feira

Professores, técnico-administrativos e alunos (regularmente matriculados) participam deste processo democrático.

 Redação

Foto: Rogério Holanda

 Foto: Rogério Holanda

As eleições para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí acontecem nesta quarta-feira (26) nos cinco campi da instituição. Professores, técnico-administrativos e alunos (regularmente matriculados) participam deste processo democrático.

Leia também: Tribunal suspende liminar e mantém eleição para reitor da Ufpi

Os eleitores devem apresentar a carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto.

Concorrem a reitoria:

Chapa 1 – Edwar de Alencar Castelo Branco (Reitor) e Luiz Ayrton Santos Júnior (Vice-Reitor);

Chapa 2 – José Arimatéia Dantas Lopes (Reitor) e Nadir do Nascimento Nogueira (Vice-reitor);

Chapa 3 – Kilpatrick Muller Bernardo Campelo (Reitor) e Paulo Marques da Silva Cavalcanti (Vice-Reitor).

Confira aqui a relação geral de votantes, por ordem alfabética, e saiba o seu local de votação (centro e número da urna).

A apuração começa às 22h no cine teatro do campus Petrônio Portela, no bairro Ininga, zona Leste de Teresina. O resultado será anunciado logo após a totalização dos votos.

Meses de indefinição
A consulta para escolha do novo reitor deveria ter ocorrido ainda no primeiro semestre do ano, mas foi alvo de liminares na Justiça de candidatos descontentes a ausência de debates para o pleito. Uma liminar pedida pelo candidato Kilpatrick Muller cancelou a votação que já era realizada no dia 25 de maio. 
 

Além disso, a greve dos professores, que durou mais de 100 dias, foi apontada como motivo para a Justiça impedir a votação ao longo dos últimos meses. Foi preciso uma decisão do Tribunal Regional Federal, na semana passada, para que a data da eleição fosse ratificada, mesmo com as aulas tendo sido retomadas somente na última segunda-feira.

Kilpatrick tentou uma outra medida para adiar a eleição. Ele acionou a UFPI na Justiça Federal, com pedido de suspensão da Resolução nº 30/2012, que regulamenta a consulta na UFPI. Nesta terça-feira (25), a liminar foi indeferida. 

 

Redação

Comentários