Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

06/08/2015 - 08h40

Compartilhe

06/08/2015 - 08h40

Oficina de aproveitamento do caju começa nesta quinta-feira em Teresina

Os participantes vão aprender técnicas de comercialização, culinária e de armazenamento do fruto típico da região nordeste.

 Acesse Piauí

 

Existem cerca de 400 receitas feitas à base do caju. E para repassar algumas para um grupo de 20 pessoas, o gabinete da senadora Regina Sousa em parceria com a Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí ( Cajuespi) realiza nesta quinta-feira (6) e amanhã uma oficina  de aproveitamento integral do caju. Os participantes vão aprender técnicas de comercialização, culinária e de armazenamento do fruto típico da região nordeste.

 

A oficina será realizada no escritório parlamentar, no bairro dos Noivos. Vão participar representantes da Cooperativa Agroindustrial de Pequenos Produtores de Altos, da Associação Rural do Morro do Papagaio, em Teresina, e de União. A oficina começa às 8h e termina às 18, nos dois dias. Na sexta-feira haverá degustação para os participantes após o encerramento das atividades.

 

Os participantes vão aprender como preparar produtos industrializados ( doces, geleias, rapaduras, caju cristalizado, caju-ameixa e bala do amor). No último dia da oficina serão preparadas comidas ( lasanha, cremes, pizzas, estrogonofe) e ensinadas técnicos de como tirar a carne do caju e como conservar o produto por até um ano em freezer. 

 

O instrutor é o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima. Ele conta que prepara 400 receitas à base do caju, incluindo produtos industrializados, bebidas e culinária.  “ Podemos substituir a carne pelo caju que é uma fonte rica de vitaminas. O caju é a base forte da agricultura familiar.” No Piauí, os maiores produtores são os municípios de Pio IX e Santo Antonio de Lisboa. Este ano a previsão é que a safra seja maior do que 2014 devido ao período chuvoso que foi mais longo.

 

A senadora Regina Sousa resolveu fazer a oficina após visitar à Cooperativa  e conversar com produtores de cajuína em maio passado. Eles relataram a necessidade de se divulgar mais as potencialidades do caju e dos seus derivados. “ A culinária à base de caju é excelente e é bom que as pessoas saibam como aproveitar esse fruto, aprendendo receitas simples e fáceis de preparar,” relatou a senadora.

Acesse Piauí

Comentários