Durante três dias um jovem estudante piauiense terá a chance de fazer parte do Senado Jovem Brasileiro. Ele poderá apresentar, debater e votar propostas de interesse da população, aprender sobre tramitação de leis e processo legislativo.
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) já selecionou e encaminhou os três melhores textos enviados pelas escolas do estado para o Senado Federal, como parte do cronograma do 5º Concurso Nacional de Redação, promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação e secretarias estaduais de Educação.
A segunda etapa, realizada pela Seduc, selecionou os textos de três alunos do ensino médio das escolas públicas do estado. Foram eles:
• Meu município: Uma peça no quebra-cabeça brasileiro, do estudante Rodrigo de Brito Sá, aluno do 3º ano da Unidade Escolar José Alves Bezerra, em Monsenhor Hipólito;
• Minha Teresina não troco jamais, da estudante Maylla Salete Chaves, aluna do 3º ano do Cemti João Henrique, em Teresina;
• De sementes a um jardim de conquistas, do estudante Francisco Robson Alves, aluno do 3º ano da Unidade Escolar Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves.
Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado selecionará, até o dia 11 de outubro, as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Os primeiro colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro e viajarão a Brasília para simular a atuação de senadores. Além disso, cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola.
A técnica coordenadora do concurso de redação do Senado na Seduc, Márcia Ramos, chamou a atenção para a grande aceitação do concurso pelas escolas. "Tivemos 30 escolas de todo o Estado mandando redações de seus alunos. Agradecemos imensamente a participação de todos que se esforçaram para conquistar uma vaga", diz Márcia.
Os trabalhos dos estudantes, em 2012, serão acompanhados por uma comissão composta por oito senadores: Cyro Miranda (PSDB-GO), João Vicente Claudino (PTB-PI), Vicentinho Alves (PR-TO), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Eduardo Lopes (PRB-RJ), Kátia Abreu (PSD-TO) e Paulo Davim (PV-RN). Os parlamentares mostrarão como funcionam os trabalhos no Senado.
O concurso de redação e o projeto Jovem Senador fazem parte do programa Senado Jovem Brasileiro, criado pela Resolução 42/2010, com o objetivo de permitir que estudantes brasileiros conheçam o funcionamento do processo legislativo e estimular um relacionamento permanente dos jovens com o Senado Federal.
O programa é realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do programa. A Consultoria Legislativa do Senado também é parceira do projeto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.