Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

30/11/2015 - 08h48

Compartilhe

30/11/2015 - 08h48

Festival da Cajuína em Teresina vai destacar a cajucultura no Piauí

O evento ocorrerá entre os dias 07 e 12 de dezembro, no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde.

 Agência Sebrae

 

Entre os dias 07 e 12 de dezembro acontecerá o Festival da Cajuína, no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde. O evento ocorrerá em paralelo à Exposição Agropecuária do Piauí, Expoapi.

 

O Festival contará com cursos, palestras, oficinas e apresentações culturais. No local, o público poderá obter orientações técnicas com consultores, bem como ter acesso a plano de negócios com foco na cajucultura.

 

“O objetivo do festival é ampliar a divulgação da cajuína no mercado, levando conhecimento técnico de qualidade para os empreendedores do setor e para quem quer investir no segmento”, destaca o presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, Lenildo Lima.

 

No dia 08, os cajucultores, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí e demais parceiros, farão o lançamento oficial do selo de Indicação Geográfica da Cajuína. O selo, emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI, funciona como uma grife que dá identidade própria e distingue sua qualidade diferenciada. A Indicação é um instrumento de propriedade industrial que associará o nome do produto ao nome do Estado.

 

O selo da IG é ainda uma certificação do respeito que os produtores têm em relação aos valores ambientais e sociais, o que fomentará o acesso do produto a novos mercados, além de beneficiar maior número de cajucultores.

 

A IG Cajuína do Piauí será propriedade dos produtores e das agroindústrias piauienses que fabricam a bebida. Por meio dessa marca, as empresas preservam a tradição do método artesanal de fabricação, seus produtos entram em novos mercados e adquirem notoriedade.

 

No dia 09, será ministrada a oficina de Boas Práticas de Manipulação de Produtos da Cajucultura. Nesse dia também será realizada uma oficina sobre comercialização dos produtos da cajucultura para as compras governamentais.

 

Uma rodada de negócios entre produtores de caju e donos de mercados acontecerá dentro do Festival da Cajuína. Palestras sobre a situação atual da cajucultura serão destaques no dia 10.

 

O Fórum Estadual para a Salvaguarda da Cajuína será realizado no dia 11 de dezembro. Nesse encontro serão discutidos os critérios primordiais para que o selo de Indicação Geográfica seja concedido para os produtores de cajuína. Será uma oportunidade para que conheçam os requisitos fundamentais para fazer uso do sele, como boas práticas de higiene, produção, comercialização e qualidade da bebida.

 

Os visitantes e produtores também terão acesso a oficinas que tratarão da culinária a base de caju; produção de mudas e aproveitamento do pedúnculo do caju.

 

O Festival da Cajuína é uma realização da Cajuespi com o apoio do Sebrae no Piauí, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan; Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural; Prefeitura de Teresina, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Emater; e União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína

Agência Sebrae

Comentários