Medo e violência marcam a reta final das eleições no interior do Piauí. Na região leste do Estado, região de divida com o Pernambuco e Ceará, um candidato foi baleado e há denúncias de homens encapuzados seguindo candidatos e cabos eleitorais. O juiz da 40ª Zona Eleitoral denuncia a falta de segurança.
O candidato a vereador Vanderley José de Sá, o Leizinho (PMDB), foi baleado no início da noite de sexta-feira, 05, na localidade Piaus, município de São Julião. O clima é tenso na pequena cidade localizada a 370 Km de Teresina.
Leizinho fazia campanha com Francimar quando foi alvejado duas vezes. Os projéteis atingiram as costas e uma das pernas do político. Socorrido pelo candidato a vice, ele foi levado para o Hospital Justino Luz, em Picos. Uma das balas perfurou o pulmão do candidato.
Os detalhes do atentado ainda são obscuros. O autor dos disparos conseguiu fugir. A polícia busca pistas do crimino. O homem foi identificado como Francisco João de Sousa, também conhecido como "Das Chagas".
Após o caso na zona rural, ainda na noite de sexta-feira, 05, tiros foram disparados na sede do município. E após denúncia, a polícia prendeu um homem acusado de perseguir outro candidato.
O juiz da 40º Zona Eleitoral, Marcos Antônio Moura Mendes, demonstra preocupação com a segurança em São Julião. Há denúncias de pessoas encapuzadas e armadas circulando pela região, intimidando políticos e eleitores. Para evitar confronto entre adversários, o magistrado proibiu carreatas das coligações "Unidos por um São Julião Mais Forte" e "A Força que vem do Povo", ambas programadas para este sábado, 06.
O juiz denuncia a falta de policiamento ostensivo em toda a região. "Os policiais militares e as tropas do Exército chegam apenas na tarde deste sábado. Enquanto isso, todos temem que outras tentativas de homicídio possam ocorrer", relata.
A situação em Alegrete do Piauí é semelhante. Ao visitar o município, distante 13 Km de São Julião, Marcos Antônio deparou-se com apenas dois policiais militares. Esse será o efetivo que vai garantir a segurança do pleito.
Em Fronteiras, município situado na mesma região - área de divisa do Piauí com o Pernambuco e Ceará -, o atual prefeito e candidato a reeleição, Eudes Ribeiro (PPS), formalizou denúncia junto à Justiça Eleitoral. O gestor afirmou ter sido perseguido por motoqueiros encapuzados na noite de sexta-feira, 05.
"Condições plenas de segurança não é colocar um soldado em cada local de votação, e sim garantir segurança nas ruas e manter a sociedade tranquila para votar. Vou ser bem sincero: trabalho há 10 anos na Justiça do Piauí e nunca tinha visto coisa igual. Desandou de vez", confessa o juiz.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.