Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

10/10/2012 - 09h58

Compartilhe

10/10/2012 - 09h58

Diplomas universitários falsos são vendidos pela internet por R$ 410

Procuradora da República afirma que venda é ato criminoso; Ministério da Educação pede investigação

 O Globo

 

É rápido, custa pouco e está ao alcance de todos: uma empresa passou a oferecer há uma semana na internet diplomas de graduação de universidades federais e particulares de todo o país. A empresa Educacional Center garante entregar em cinco dias “um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança”, desde que o interessado pague. A partir de R$ 410, que ainda podem ser divididos em duas vezes, qualquer pessoa pode se tornar médica, engenheira aeroespacial ou física. No site, eles afirmam que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União. O Ministério da Educação negou e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.

O assunto chegou há dois dias ao conhecimento da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói. Pessoas que se identificaram como estudantes enviaram e-mails à Ouvidoria da UFF perguntando se a oferta era verdadeira e se tinha a aprovação da universidade. Os professores levaram um susto. Acessaram o site e, assim, verificaram vários indícios de fraudes.

“Uma ação criminosa”
A procuradora da República Maria de Fátima Salles Teixeira, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região e que atua na UFF, qualificou a venda de diplomas como “uma ação criminosa”.

— Pedi à reitoria da UFF urgência na apuração interna. Depois, requisitarei investigação do Ministério Público Federal e da delegacia especializada em crimes na internet — informou a procuradora.

Informada pelo GLOBO, a assessoria do Ministério da Educação garantiu que se trata de um ato rigorosamente criminoso e que acompanhará as investigações do MPF e da Polícia Federal.

Reitor da UFRJ diz que vai recorrer à Justiça
Para o reitor Carlos Levi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), não há dúvida de que os diplomas oferecidos no site são falsificados:

— A UFRJ não tem qualquer vínculo com os responsáveis pelo site e, até então, não tinha conhecimento do esquema de venda de diplomas falsificados. Vamos tomar as providências legais cabíveis, pois o nome e a marca da universidade estão sendo utilizados de forma criminosa — afirmou Carlos Levi.

Na página da empresa Educacional Center, tudo parece fraudulento: não há telefone, endereço ou responsável identificados, apenas um e-mail de contato. Outro indício de golpe: a página da empresa está hospedada num site americano, também sem endereço fixo. Mas na apresentação os responsáveis são diretos: “O processo leva até 5 dias úteis para que possamos dentro deste prazo efetivar os registros nos órgãos competentes, como o MEC e a publicação em Diário Oficial da União”. Dizem ainda que não há possibilidade “de perder dinheiro ou de ter um um documento sem validade”.

Ao todo, são citadas no site cerca de 50 instituições de ensino públicas e privadas só do Rio. Cópias de diplomas da UFRJ e da UFF são expostas. O site também garante a entrega de diplomas de graduação de instituições de todo o país.

Site tem logo de ministério
A página na internet assegura ainda a formalização do material da graduação, que inclui o histórico com notas e o número de registro acadêmico.

Para efetivar a compra, o site recomenda o preenchimento de um formulário e o envio de documentos para a regularização do processo. Isso, é claro, após a confirmação do pagamento da primeira parcela, via depósito bancário ou transferência on-line. A página exibe a logomarca do Ministério da Educação.


O Globo

Comentários