Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Educação

06/08/2016 - 11h54

Compartilhe

06/08/2016 - 11h54

Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária realiza seminário em Teresina

O Pronera atua em todo país com a missão de ampliar os níveis de escolarização do conhecimento no campo.

 Acesse Piauí

 

Tendo como base que a educação do campo é um direito de todos, jovens e adultos de assentamentos rurais conquistam o tão sonhado acesso a cursos de nível superior através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que, em 2016, completa 18 anos. Para comemorar a data, será promovido o seminário "18 anos de Pronera: um caminho de luta, conquista e desafios na construção da educação do campo", nos dias 11 e 12 de agosto em Teresina.

 

O evento é uma parceria entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e tem como público-alvo estudantes e professores. Serão dois dias de aprendizado, contando com a participação de pesquisadores de todo país.

 

A abertura do seminário acontecerá no auditório do Incra - PI e terá a presença do filósofo, antropólogo e educador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Eduardo David Oliveira, além da professora Doutora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Raquel Dias Araújo; da professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Marli Clementino e do Educador Popular Paulo Roberto de Sousa Silva.

 

No dia 12, o evento ocorrerá, pela manhã, no Auditório do Instituto de Educação Antonino Freire (Iseaf) e, à tarde, na Uespi, campus Torquato Neto. O objetivo é para promover grupos de discussão sobre educação do campo, dentre outros.

 

PRONERA

 

O Pronera atua em todo país com a missão de ampliar os níveis de escolarização do conhecimento no campo. O programa capacita jovens e adultos de assentamentos rurais para cursos de graduação, além da educação básica (alfabetização, ensino fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e especialização.

 

No Piauí, as aulas retornam dia 11 de julho no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) para os cursos de graduação em Pedagogia, Agronomia e Geografia, que têm duração de quatro anos, contemplando o chamado tempo escola (em sala de aula). Os estudantes  ficam 45 dias na cidade e, em seguida, mais 45 dias nas suas comunidades.

 

As ações do Pronera têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico.

Acesse Piauí

Comentários