Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Política

27/10/2016 - 13h24

Compartilhe

27/10/2016 - 13h24

Menina de 14 anos torna-se governadora do Piauí por um dia

A campanha #MeninasOcupam é realizada pela Plan International Brasil.

 Acesse Piauí

 

Como parte da campanha #MeninasOcupam, realizada dentro do movimento global “Por ser menina”, numa adesão do Estado do Piauí à causa do empoderamento das meninas e da igualdade de gênero, Andreia de Sousa Eugênio, 14 anos, estudante da comunidade Dois Irmãos, zona rural Leste de Teresina, foi empoderada, simbolicamente, como governadora do Estado, na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak.

 

Trata-se de uma campanha realizada pela Plan International Brasil, uma ONG que contribui para o desenvolvimento das crianças em 71 países. No Brasil, a ONG desenvolve programas e projetos desde 1997, com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade.

 

De acordo com Geyse Costa, Gerente da Unidade de Programas Teresina, da Plan, a ação visa estimular o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.  “A ideia é empoderar essas meninas para que despertem para o sonho de serem presidentes, governadoras, executivas”, destaca Geysa.

 

Ela destaca que, em todo o mundo, mais de 200 meninas, de aproximadamente 50 países, participarão da iniciativa, ocupando cadeiras de presidentes, CEOs e apresentadores de TV durante um dia. “Ao ocupar estes espaços, onde raramente são vistas e ouvidas, as meninas chamam a atenção de governos para derrubar as barreiras que afetam milhões de meninas em todo o mundo”.



Desde o início do mês de outubro algumas meninas vem ocupando vários cargos como Gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres-CEPM, secretaria da SEMTCAS (Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social), secretária da SEMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, encerrando as ações do mês com a menina governadora. “A ideia é chamar a atenção das pessoas e também que essas meninas possam ser referência para as demais crianças. Assim, elas realizam o sonho de fazer parte de um processo de decisão”.

Acesse Piauí

Comentários