Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

06/02/2017 - 09h46

Compartilhe

06/02/2017 - 09h46

Parque da Cidadania se consolida como espaço de lazer, esportes e festas em Teresina

O amplo espaço aberto e arborizado é mais uma característica do local.

 Acesse Piauí

Parque da Cidadania em Teresina (Foto:Wilson Filho)

 Parque da Cidadania em Teresina (Foto:Wilson Filho)


O professor Marinalvo de Oliveira Mendes tem o Parque Estação Cidadania como um dos seus lugares preferidos para  a realização das atividades de lazer com os dois filhos pequenos, Antony e Sophie, de quatro e dois anos de idade, respectivamente. Para ele e para muitas outras pessoas, o Parque Estação Cidadania já se consolidou como espaço de esporte, de lazer e de festas, figurando como um dos mais bonitos cartões postais de Teresina.


“É essencial esse contato das crianças com o verde e com áreas abertas como essa, proporcionando atividades diferentes do uso de computadores. Isso é algo que os mais velhos tiveram facilmente e hoje em dia as crianças estão perdendo. E o parque é uma boa opção para fazer esse contato das crianças com a natureza”, atesta o professor Marinalvo.


O Parque Estação Cidadania, que foi inaugurado em junho do ano passado, tem 8,3 hectares de área e conta com uma estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização. No espaço, é sempre possível ver pessoas realizando piqueniques, festinhas de aniversário, ensaios fotográficos e gravação de programas de TV.


Quem sempre aproveita os fins de tarde no parque é Antônia de Sousa, que leva a filha Maria Sofia pra brincar, e de Jaqueline Araújo, que vai ao local com o pequeno Adryel, de um ano e seis meses, para passeio de bicicleta.


Já Graça Brito leva os dois filhos, Eduarda Santiago e Gustavo Santiago, para aproveitar o local e fazer uma caminhada em família. “Todo final de tarde estamos aqui fazendo caminhada e, às vezes, aproveitamos a aula de zumba às quintas-feiras. O ambiente é calmo e nos traz a segurança de fazer uma atividade física sem nos preocuparmos”, destaca Graça Brito.
 

 Pistas de skate e ciclismo são atrativos do Parque


O estudante Lucas Santos Costa, de 19 anos, assume que frequenta o parque por causa da ampla pista de skate.  “É uma das melhores de Teresina. Além disso, o local proporciona conforto, a gente se sente à vontade e o ambiente pode ser frequentado por todos”, elogia o estudante. A pista de skate do Parque Cidadania foi concebida em parceria com a Associação dos Skatistas e é uma das maiores do Nordeste.


Já a estudante Pérola Miranda é atraída ao Parque por causa da pista de ciclismo. Ela frequenta o espaço aos finais de semana ou em dias de folga das atividades escolares para pedalar com os amigos.


Quem visita o espaço sempre tem alguma opção de atividade, como o grupo de capoeira, que se reúne todas às terças e quintas-feiras, no horário das 18h às 20h.  O local possui ainda anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas, palco com camarim e banheiros, espelho dágua e pergolados.


Visitantes tem estacionamento e wi-fi


Os visitantes ainda contam com o conforto de acesso a um estacionamento com capacidade para 282 automóveis. Além da estrutura física, o Parque conta ainda com wi-fi gratuito, com funcionamento semelhante ao projeto wifi nas praças, sendo necessário apenas um cadastro para o acesso. 


Na visita ao Parque, os teresinenses ainda podem conferir o museu de arte santeira,  uma academia, playground para as crianças e fontes luminosas. 
A Administração do Parque é feita pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte, da Prefeitura de Teresina. De acordo com José João Braga, superintendente de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte, o Parque está a serviço dos teresinenses e tem se consolidado tanto como um espaço escolhido para a convivência e prática de exercícios físicos, como também se tornou um importante cartão postal da cidade. 


“Aqui as pessoas encontram um local para a realização de diversas atividades, tudo de forma gratuita e a SDU Centro-Norte está atenta para a manutenção e gerenciamento da área”, explica José João.


Horários do Parque


O Parque é aberto diariamente, tendo horários diferenciados conforme os dias da semana. Na segunda-feira, o local abre apenas para acesso à pista de caminhada, nos horários de 5h30 às 10h e 16h às 18h. Já de terça a quinta, o funcionamento de todos os setores do Parque acontece nos períodos de 5h30 às 10h e de 16h às 22h.De sexta a domingo e em feriados, o Parque é aberto o dia inteiro, funcionando de 5h30 às 22h.
 

Acesse Piauí

Comentários