Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 29 de abril de 2025
Notícias /

26/10/2012 - 14h25

Compartilhe

26/10/2012 - 14h25

Chesf e ONS divulgam notas sobre apagão que afetou Piauí e mais 11 estados

De acordo com a ONS, o apagão foi provocado por um curto-circuito na subestação Colinas-Imperatriz.

 Redação

 

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela produção de energia elétrica no Piauí, divulgou nota nesta sexta-feira (26), esclarecendo que o desligamento de energia ocorrido no final da noite dessa quinta-feira (25) e início da madrugada de hoje não teve origem nas instalações ou equipamentos da empresa.

Conforme informou em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

Ainda segundo a ONS, o defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

De acordo com a Chesf, no momento da ocorrência, a região Nordeste estava importando cerca de 2.500 megawatts de energia. Com a instabilidade provocada pelo defeito, o Sistema de Proteção da Chesf foi automaticamente acionado, desligando os demais equipamentos associados. Por volta das 2h29 de hoje, (horário de Brasília), as cargas começaram a ser restabelecidas.

Devido ao curto-circuito o fornecimento de energia afetou os nove estados do Nordeste, além de parte do Pará, Tocantins e Distrito Federal.

A ONS informou ainda que haverá, às 11 horas de hoje, em Brasília, uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliação do evento e suas consequências. No Rio de Janeiro, às 14 horas, será realizada uma reunião entre o ONS e os agentes envolvidos para a análise técnica da ocorrência.

Leia as notas da Chesf e ONS na íntegra:

Nota à Imprensa (26/10/2012)

Ocorrência afeta regiões Nordeste e Norte

À zero hora e 14 minutos de 26/10/12 houve um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão em 500 kV Colinas-Imperatriz, que faz parte da interligação entre os sistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste e que é de propriedade da empresa transmissora TAESA (uma Sociedade de Propósito Específico cujos acionistas majoritários são a CEMIG e um fundo de investimentos). Este evento ocorreu em uma chave seccionadora do capacitor série da linha de transmissão, que ficou danificada.

O defeito foi eliminado pela atuação das proteções de retaguarda da subestação Colinas, que resultou no desligamento de oito circuitos de 500 kV a ela conectados.

Essa ação causou a separação do sistema Norte/Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN) e, em seguida, a separação dos sistemas Norte e Nordeste.

Com o isolamento da região Nordeste, houve uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o desligamento total das cargas dessa região, no montante de 9.500 MW.

Na região Norte, houve o desligamento de 3.400 MW, correspondendo a 77% da carga total. A cidade de Belém não foi afetada, sendo suprida diretamente pela usina hidrelétrica de Tucuruí.

As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste não foram afetadas pela perturbação.

No processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.

Haverá hoje, às 11 horas, em Brasília, uma reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para avaliação do evento e suas consequências. No Rio de Janeiro, às 14 horas, será realizada uma reunião entre o ONS e os agentes envolvidos para a análise técnica da ocorrência.

Assessoria de Planejamento e Comunicação
Operador Nacional do Sistema Elétrico

 

Nota Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf informa que o desligamento ocorrido às 00:14 Hs de hoje (horário de Brasília), dia 26/10/2012, não teve origem nas instalações ou equipamentos desta Empresa. O problema foi identificado, preliminarmente, na Subestação Colinas, localizada no Estado de Tocantins.

No momento da ocorrência, a Região Nordeste estava importando cerca de 2.500 megawatts de energia. A interrupção brusca provocou instabilidade, acionando automaticamente o Sistema de Proteção da Chesf, que operou corretamente, desligando os demais equipamentos associados. As cargas começaram a ser restabelecidas a partir de 02:29 Hs de hoje, (horário de Brasília), dia 26/10/2012.

Ademais, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, e repassará oportunamente as informações sobre origem do desligamento em comento.

Portanto, todo o Sistema Elétrico Brasileiro está, no momento, reunido no esforço de compreender as causas deste evento. Estima-se para ainda hoje a divulgação oficial que deverá ser feita pelo ONS.

Cordiais saudações,

Engº Aírton Freitas Feitosa
Gerente Regional de Operação Oeste
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

 

Redação

Comentários