O economista Firmino Filho (PSDB), 48, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Teresina (PI). Com 99% dos votos apurados, Firmino tinha 211.600 votos e não podia mais ser alcançado pelo adversário, o atual prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB).
Firmino Filho vai comandar a capital piauiense pela terceira vez. Ele já ocupou o cargo entre 1997 e 2004. A vitória de Firmino é a sexta consecutiva de um candidato do PSDB na capital piauiense.
O tucano começou a carreira pública em 1993, como secretário de Finanças da cidade. Também foi vereador e, em 2010, foi eleito deputado estadual – cargo que ocupa atualmente.
Na manhã deste domingo, antes de votar, Firmino declarou que a campanha eleitoral em Teresina, neste segundo turno, foi "tensa".
"Foi uma campanha difícil, tensa, porque nós enfrentamos forças poderosas, os políticos mais fortes do estado", disse.
O tucano se referia à aliança em torno da candidatura de Férrer, que contou com o apoio dos três senadores do Estado, do governador do Piauí, Wilson Martins (PSB) e do PT – a campanha do petebista exibiu mensagens de apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Projetos
Neste segundo turno, as principais propostas do tucano foram para as áreas social, de saúde e de transporte. Uma das promessas feitas pelo tucano é a criação da chamada Bolsa Primeira-Infância, um complemento de R$ 100 a ser pago a famílias com filhos de 6 meses a 3 anos e que estão cadastrados no programa Bolsa Família, do governo federal.
Durante a campanha, Firmino também rebateu acusações do adversário de que é contra o Bolsa Família.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.