A apuração dos votos do segundo turno é apenas o fim da primeira etapa dos trabalhos da Justiça Eleitoral e dos órgãos de fiscalização. Desembargadores, juízes, procuradores e promotores avaliaram o resultado da campanha encerrada neste domingo, dia 28, já projetando as próximas etapas.
Presidente interino do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador José Ribamar Oliveira, disse que Teresina vivenciou uma das campanhas mais tranquilas da sua história. "Não houve tumulto, as ruas estavam calmas e as seções funcionaram tranquilamente", avaliou, informando que somente quatro das 1287 urnas instaladas na capital apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas.
Responsável pela maior zona eleitoral do Piauí, a 1ª Zona, o juiz João Henrique Sousa Gomes diz que a próxima fase é a de recebimento, análise e julgamento das prestações de contas de todos os candidatos que participaram das eleições neste ano. O prazo final é dia 06 de novembro.
"O candidato foi eleito, mas não apresentou contas: não será diplomado. Esse é a segunda fase do processo", explica o magistrado. Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, suplentes e eleitos serão diplomados até o dia 20 de dezembro deste ano.
O Ministério Público Federal também não encerrou os trabalhos de fiscalização com o fim do segundo turno em Teresina. O procurador eleitoral, Alexandre Assunção, prevê outras duas fases.
"Terminou a primeira etapa deste trabalho. O Ministério Público continuará atuando, tanto propondo ações eleitorais, quando for o caso, como acompanhando as ações eleitorais que forem propostas. O processo de fiscalização das eleições encerrou em uma primeira parte. Haverá agora um segundo e um terceiro momento", disse.
Abstenções
O número de eleitores que não compareceram às urnas neste domingo, dia 28, foi superior ao apresentado no primeiro turno. No dia 07 de outubro, 85.542 pessoas não votaram. O número corresponde a 16,11% do eleitorado na capital. Neste segundo turno, a quantidade de ausentes cresceu para 98.111 (18,47%).
O percentual está dentro do projetado pelo Tribunal Regional Eleitoral e não preocupa os membros da Justiça Eleitoral. "Esse número era esperado, foi um pouco a mais que no primeiro turno, de modo que nós entendemos que o comparecimento foi na faixa esperada. Esse percentual de abstenções não chega a preocupar, porque tem o feriado dos comerciários nesta segunda e, por conta disso, muita gente viajou", declarou o presidente interino do TRE, desembargador José Ribamar Oliveira.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.