Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 30 de novembro de 2024
Notícias /

Política

28/10/2012 - 23h29

Compartilhe

28/10/2012 - 23h29

PSB passa PMDB e PT; partido agora tem maior número de capitais

Os socialistas saíram vitoriosos em cinco capitais.

 Uol

 

Com as vitórias no segundo turno de Roberto Claudio, em Fortaleza, Mauro Mendes, em Cuiabá, e Mauro Nazif, em Porto Velho, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) passou a ser o partido que governará o maior número de capitais no país, tomando o posto do PMDB e do PT, que empatavam em número de municípios liderados.

Além das três cidades nas quais trinfou neste domingo, os socialistas saíram vitoriosos no primeiro turno em Belo Horizonte, com Marcio Lacerda, e Recife, com Geraldo Julio, totalizando cinco capitais.

Essas vitórias e a liderança nos núcleos dos Estados conquistados aumentam o cacife do presidente do partido, Eduardo Campos, que passou a ser visto como uma possibilidade para a disputa nacional, em 2014.

De quebra, Campos rompeu a aliança histórica com o PT em Recife, e aproximou-se do provável presidenciável Aécio Neves, que fez campanha para o PSB em diversas cidades. Na semana passada, o senador mineiro chegou a afirmar que pediu mais votos para o PSB do que para o PSDB durante as eleições deste ano.

Entre outros candidatos, o prefeito reeleito em Belo Horizonte contava com o apoio do senador mineiro.

Já o PMDB, que hoje governa seis capitais --Salvador, Goiânia, Campo Grande, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis--, a partir de 2013 estará no comando apenas na capital fluminense, com Eduardo Paes, reeleito, e em Boa Vista, com Teresa Surita.

O PT governará quatro capitais --São Paulo, João Pessoa, Rio Branco e Goiânia-- ante as seis atuais –Fortaleza, Vitória, Recife, Porto Velho, Palmas e Rio Branco. Em 2004, o PT era o partido à frente de mais capitais, nove, no total.

Se, por um lado, o partido da presidente Dilma perdeu cidades importantes, por outro voltou ao comando da capital paulista, o maior colégio eleitoral do país, após oito anos.

O PSDB também governará o mesmo número de capitais que seu maior rival. Com o comando em Maceió, Belém, Manaus e Teresina, manteve-se estável em relação às últimas eleições.

Uol

Comentários