A inauguração oficial só acontecerá no dia 9 de novembro, mas a partir desta quarta-feira (30), o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) já está de portas abertas para realizar alguns atendimentos. O reitor da universidade, Luiz Santos Júnior, estima que o hospital atenderá, inicialmente, 18 mil pessoas por mês.
Os primeiros atendimentos já começaram. Algumas pessoas já se encontram no hospital na manhã de hoje, em busca de consultas e exames. Os procedimentos serão realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Basta as pessoas se dirigirem a unidades de saúde do Município ou do Estado para agendarem o atendimento pela Central de Marcação de Consultas.
O HU entrará em atividade gradualmente. Por enquanto, estão disponíveis 50 leitos e seis clínicas médicas: saúde da mulher, cabeça e pescoço, cardiovascular, urológica, digestiva e clínica geral. Também alguns tipos de exames já podem ser feitos, como endoscopia digestiva, urológicos e oftalmológicos.
Um processo de seleção simplificado foi realizado para que o hospital pudesse ser aberto logo. 379 profissionais foram contratados temporariamente, para 18 cargos em diferentes áreas de atuação. Esse número corresponde aproximadamente a 24% do pessoal necessário para o funcionamento total do hospital. A previsão é que o número de contratações chegue a 1.592.
De acordo com o reitor, o edital para um novo concurso, desta vez para contratações definitivas, será aberto em novembro. A intenção é que o HU comece a funcionar 100% em janeiro de 2013. Quando estiver operando com toda a sua capacidade, o hospital contará com 201 leitos de enfermagem, 21 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 salas cirúrgicas. O hospital é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O HU irá funcionar como hospital-escola, permitindo que alunos de cursos de Saúde da Ufpi possam aprender na prática. "A Ufpi sempre foi uma instituição que saltou aos olhos. Temos um dos melhores cursos de Medicina do país. Imagine agora, com o HU pronto para os estudantes fazerem estágio e residência", ressaltou Luiz Júnior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.