Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 04 de novembro de 2024
Municípios /

Itaueira

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/08/2012 - 19h08

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/08/2012 - 19h08

De professora a prefeita: trajetória de sucesso interrompida pelo PTB

0

 0

 

Rogério Holanda

Em todo o Brasil, 26,2% dos prefeitos que estão no exercício do primeiro mandado não registraram candidaturas para concorrer à reeleição em outubro deste ano. De um total de 3.659 chefes do Poder Executivo Municipal, apenas 2.736 estão na disputa, conforme revela estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

São mais de 900 prefeitos aptos a disputar a reeleição que não se candidataram. De acordo com Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, esse número considerável de gestores que desistiram de concorrer à reeleição é “em virtude da fiscalização ostensiva e, até certo ponto, desigual que sofrem do Ministério Público se comparado com os governadores”.

A atual prefeita do município de Itaueira-PI, Verônica Lima (PTB) faz parte dessa estatística. Eleita em 2008, a gestora poderia está em campanha pela sua reeleição, mas uma manobra de seu partido, tirou-lhe um direito garantido por uma emenda constitucional, aprovada no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) que permite a reeleição para os cargos executivos em todos os níveis.

Ela atribui esse fato a uma suposta perseguição pessoal dentro do partido. “Fiquei muito triste, chateada, decepcionada. Quando o povo não quer você aceita, mas quando um não quer, quando questões pessoais entram no interesse do eleitor é complicado”, declarou a prefeita, que já comunicou a saída do PTB após o termino de seu mandato em 31 de dezembro deste ano.

Enquanto liderança política, ela precisava tomar um rumo neste pleito eleitoral. Das três opções - Quirino Avelino (PTB), Wagner Feitosa (PSB) e Ronye Max (PT) - a gestora considera as propostas do candidato do PSB  mais viáveis para Itaueira.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), Verônica Lima é professora concursada da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (SEDUC) desde 2002.

O primeiro passo de Verônica na política teve como palco a Unidade Escolar Monsenhor Uchôa no ano de 2003, quando disputou a direção da escola através de eleições diretas e saiu vitoriosa. No ano seguinte foi eleita vice-prefeita de Itaueira numa chapa encabeçada por Quirino Avelino, que disputava a reeleição. Em outubro de 2008 foi eleita prefeita do município, cargo que exerce até 31 de dezembro deste ano.

Em três anos e oito meses de mandato, conquistou a simpatia de muitos itaueiresnes por tratar todo mundo com respeito e educação. Vai deixar obras importantes como escolas, quadras poliesportivas, pavimentação de ruas, recuperação de estradas vicinais, posto de saúde, unidade do SAMU, biblioteca municipal e ações na área social.

Verônica Lima diz que vai buscar escrever mais capítulos nessa história de sucesso. “Só deixo a política quando o povo não quiser mais”, garante.

Comentários