O prefeito Florentino Neto participou de uma reunião na manhã desta terça-feira (08) no campus da UFPI em Parnaíba, com a professora Eugênia Gadêlha, e com o professor José Ivo Pedrosa, coordenador do Curso de Medicina, quando foi anunciado para o prefeito que o curso terá sua primeira aula no dia 10 de setembro. A data obedece ao calendário da UFPI para o segundo semestre, onde também está programada uma aula inaugural para o dia 12 de setembro.
Mais de 6.000 pessoas disputaram as 40 vagas para este segundo semestre de 2014, sendo uma concorrência maior do que a observada em outras Universidades. Já foram nomeados 17 professores oriundos do concurso público, além desses 4 outros professores estão sendo removidos para o Campus de Parnaíba, 1 (um) virá da Unb e outros 3 (três) virão de outros campi da UFPI.
Na reunião foram tratados detalhes da parceria entre Prefeitura e Universidade, visando a disponibilização de toda estrutura de saúde do Município para as atividades acadêmicas do Curso de Medicina, como estágios e outras ações práticas.
Além das parcerias também foi discutido o seguinte cronograma de atividades preparatórias para início das aulas, que são as seguintes:
- Seminário para o docentes (16 a 19 de julho), oportunidade em que serão recepcionados os novos professores e a eles será dado conhecimento da estrutura e normativos da UFPI, além da discussão sobre o projeto pedagógico do curso;
- Oficina com gestores (13 de agosto), reunindo os gestores locais do SUS, representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação e outros órgãos, para discussões do papel de cada um perante o novo curso, promovendo pactos que resultem em maior integração do curso com a rede de serviços públicos de saúde;
- Oficina para profissionais da Atenção Básica (26 a 29 de agosto), destinada a todos os profissionais da Estratégia de Saúde da Família.
Também participaram da Reunião a secretária de Saúde Maria do Amparo, o chefe de Gabinete Valdir Magalhães, e o interlocutor do Município junto à UFPI, enfermeiro Herlon Guimarães.
Na oportunidade o prefeito Florentino Neto ressaltou a importância do Curso de Medicina, conclamou a UFPI a, desde de o início do curso, a integrá-lo na luta pelo tratamento do câncer em Parnaíba e elogiou o professor Alex Marinho, diretor do Campus, em razão de seu trabalho e dos demais professores em busca da implantação de um Laboratório de Saúde Pública.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.