Os moradores da comunidade Pedra do Sal, em Parnaíba-PI, participaram da reunião realizada na Escola Municipal Dr. João Silva Filho, na noite de quarta-feira (09). O assunto abordado foi a ampliação do Complexo Eólico na região com a instalação da CGE “Porto do Delta”, que pertence a Omega Energia.
Além dos moradores da comunidade, também participaram da reunião, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o vice-prefeito, Chagas Fontenele, secretários municipais, representantes da ASERPA, o Coordenador Regional da SEMAR, Rarisson Albuquerque, e os representantes da Omega Energia.
A SEMAR constatou que não há qualquer irregularidades com os projetos da Omega, o que a comunidade pôde, inclusive, conferir no local. Dessa maneira, emitiu o licenciamento com a anuência prévia do ICMBio. Com esta ampliação do parque eólico, serão colocadas mais 14 novas torres geradoras de energia limpa através dos ventos. O termo de compromisso firmado pela empresa e os órgãos licenciadores garante que, mesmo havendo a ampliação do parque, as atividades dos moradores que tiram o sustento de suas famílias, com a pesca, a cata do caju, da palha de carnaúba e da colheita do buriti continuarão ocorrendo normalmente, da mesma maneira que acontecem nos parques já instalados.
O prefeito Florentino Neto disse que é importante que a comunidade seja sempre ouvida, e destacou que a Omega cumpriu com o que foi previamente estabelecido. “Nós iremos assinar o alvará, porque houve aqui um avanço na relação entre a empresa e a comunidade. Hoje nós temos um exemplo claro de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente”, disse Florentino.
O Gerente de Responsabilidade Social da Omega, Mauro Campacci, disse que o encontro com os moradores serviu também, como uma oportunidade, para que a empresa pudesse mostrar as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Omega na região desde a chegada da empresa na região. “Não resta dúvidas de que esse momento foi muito positivo para todos, ouvir cada um deles e também mostrar aquilo que nós estamos desenvolvendo e implementando para o bem comum dos moradores”, destacou Mauro.
Parnaíba
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.