Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

06/11/2015 - 14h57

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

06/11/2015 - 14h57

Piauí possui a ZPE em estágio mais avançado do País

Parnaíba sediou hoje um seminário de destaque nacional sobre as Zonas de Processamento de Exportação.

 

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta sexta-feira (6), do seminário “Exportação de produtos e serviços produzidos nas Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs", que busca o aumento no limite de vendas da produção das ZPEs e torná-las mais competitivas. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Piauí UFPI, campus de Parnaíba, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; do presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Cardoso; da vice-governadora, Margarete Coelho; do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e demais autoridades. O seminário é de destaque nacional e partiu de uma mobilização do gabinete do deputado federal Júlio César. 

 

Segundo o presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Cardoso, o evento ocorreu em Parnaíba por possuir, atualmente, a ZPE em estágio mais avançado. “A ZPE de Parnaíba está em fase de conclusão. As obras complementares estão em finalização e no processo de alfandegamento. Nós já temos autorização para funcionamento da primeira empresa, a Agrocera, que produz cera de carnaúba”, explicou o presidente. A empresa vai produzir, ainda em 2015, o primeiro contêiner e será um marco para o Brasil. “Vai ser a primeira ZPE a exportar efetivamente no Brasil”, acrescentou Paulo Cardoso.

 

O governador Wellington Dias ressaltou a importância do Piauí participar de um seminário como esse. “Nós temos hoje a oportunidade, junto com a Câmara Federal, de buscar trabalhar aquilo que tem na legislação para melhorar a Zona de Processo de Exportação e também buscar, com a própria experiência do Piauí e de outros estados, consolidar esse modelo, que vem se arrastando há muitos anos no Brasil”, disse Wellington.

 

As palestras abordaram os temas relacionados às Zonas de Processamento de Exportação do ponto de vista local, regional e nacional, manifestando a visão de organismos governamentais, privados e das próprias ZPEs em instalação no país, objetivando impulsionar o setor.

 

De acordo com o governador Wellington Dias, a partir desse encontro, a organização nacional será maior. “Com isso, poderemos pautar e votar projetos que melhoram as regras das ZPEs”, pontou. O governador citou ainda de que maneira a ZPE pode melhorar: “É importante, como ocorre em outros lugares do mundo, que pelo menos 40% dos produtos da ZPE possam ser comercializados no mercado interno, ou seja, com uma crise internacional como agora, você tem como industrializar e vender também para o mercado interno”.

 

Segundo o deputado federal Júlio César (PSD/PI), existem 20 ZPEs no Brasil, mas falta estrutura e uma legislação moderna para viabilizar estas zonas e torná-las competitivas para o mercado interno e externo. Ele como presidente da CDEIC e relator do projeto para modernização das ZPE mobilizou todos os representantes das ZPEs do Brasil e o ministério da Indústria e Comércio para tratar do assunto.

 

“Nossa intenção é melhorar esta estrutura, mostrar os avanços no projeto de lei para tornar estas zonas mais competitivas e gerando emprego e renda para a população”, explicou Júlio César.

Parnaíbaa

Comentários