O Laboratório de Água e Solo da Embrapa Meio-Norte, instalado no município de Parnaíba, está agora no Grupo A com índice de 95,04 de excelência, passando a ocupar o 9º lugar no ranking. A avaliação, referente a 2011, foi feita pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratório de Fertilidade – PAQLF. A Embrapa Solos, com sede no Rio de Janeiro, coordena o programa.
Para ficar entre os 10 melhores, o laboratório da Unidade concorreu com outros 90 laboratórios de fertilidade, de 25 estados brasileiros. Coordenado pelo pesquisador Herony Ulisses Mehl, o portfólio de atividades do laboratório vai além das análises químicas de fertilidade do solo.
São realizadas análises dos parâmetros físicos do solo e de água para irrigação e aqüicultura. Nas análises químicas, por exemplo, são determinados o pH do solo, conteúdo da matéria e a concentração de fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio, hidrogênio e alumínio.
Já nas análises físicas, o trabalho consiste na determinação da densidade do solo, porcentagem de areia, silte e argila, além da curva de retenção de umidade no solo. Nas análises de água para irrigação, são determinados o pH, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, carbonatos e condutividade elétrica.
Para os trabalhos direcionados à aqüicultura, são determinados o nitrato, nitrito, ortofosfato, alcalinidade, clorofila, sólidos em suspensão, salinidade, pH, amônia e condutividade elétrica. Estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia, engenharia de Pesca e Biologia, das universidades Federal e Estadual do Piauí, são também treinados no Laboratório de Água e Solo da Embrapa em Parnaíba.
Fonte: Embrapa
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.