O Restaurante Universitário da UFPI em Parnaíba fechou as portas nesta segunda-feira (18) e deixou de atender cerca de 1.000 pessoas entre estudantes, servidores e a população em geral. A medida se deu em manifesto contra o atraso nos salários.
Os servidores terceirizados da empresa AFG Serviços e Construções lotados no campus denunciaram que estão ser receber os salários do mês de janeiro.
Segundo os trabalhadores, o atraso no repasse dos vencimentos é uma prática comum e recorrente da firma contratada pela instituição Federal. O caso já havia sido relatado em reportagem por pelo menos duas vezes.
O problema atinge os servidores do Restaurante Universitário (RU) e também da área administrativa. O RU, por exemplo, chegou a paralisar o fornecimento de refeições no ano passado durante protesto da categoria.
Um representante dos 58 funcionários, que não quis se identificar temendo represálias por parte da empresa, afirmou que a AFG não tem cumprido o contrato feito com a UFPI, que estipula um prazo para efetuação do pagamento.
A secretaria administrativa do campus declarou que a universidade tem transferido a verba regularmente. Mesmo assim, a prestadora se serviço com sede na capital Teresina deixa de pagar os terceirados como deveria.
Por telefone, a reportagem tentou contato com a AFG. A atendente disse que uma pessoa de nome Marinalva seria responsável e transferiu a ligação para a mesma, mas a chamada foi encerrada antes que esta atendesse.
Fonte: Proparnaiba
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.